Futura ganha prêmio TAL 2020, na categoria “Grande Destaque”, por apoiar professores brasileiros na pandemia
Compartilhar
O reconhecimento foi chancelado pela Associação de Canais Públicos, Culturais e Educativos da América Latina
Em tempos de pandemia, uma estratégia geral muito bem construída de apoio aos docentes brasileiros acaba de render ao canal Futura, da Fundação Roberto Marinho, o Prêmio TAL 2020, chancelado pela Associação de Canais Públicos, Culturais e Educativos da América Latina.
A partir da reflexão “Você está isolado, mas não está sozinho. Como podemos te ajudar?”, a instituição lançou a ação “O Futura está onde você estiver”, que disponibiliza conteúdos em diversas plataformas de distribuição para acesso de educadores e estudantes, inclusive para as redes municipais e estaduais de todo o país.
“Nós ganhamos este prêmio porque fomos capazes de levar soluções educacionais para todo o país. Este reconhecimento reforça o compromisso da Fundação Roberto Marinho no apoio à população brasileira no combate às desigualdades, sobretudo com os novos desafios de acesso a conteúdo e serviços educacionais durante a pandemia. O Futura é o nosso braço de comunicação educativa e estar onde é necessário é ter a capacidade de se adaptar ao novo contexto e fazer a diferença, facilitando a vida das pessoas em um momento tão difícil”, orgulha-se José Brito, gerente do Laboratório de Educação da Fundação Roberto Marinho.
O projeto “O Futura está onde você estiver” foi feito a muitas mãos, por profissionais comprometidos com a Educação, de várias áreas da Fundação Roberto Marinho e do Canal Futura. Esta ação coletiva motivou todos a trabalhar de forma imediata: apenas uma semana após o anúncio do isolamento social, vários conteúdos já foram disponibilizados para a sociedade.
Confira aqui todos os projetos do Futura ao longo de 2020!

De acordo com Deca Farroco, gerente de Produção do Laboratório de Educação da Fundação Roberto Marinho, o Futura se reinventou mais uma vez nesse ano, e seguiu inovando. “Buscando novas formas de produção, ouvindo o público, valorizando o diálogo com professores e juventudes para criar produtos relevantes e atentos aos grandes desafios que se tornaram ainda mais graves no combate à desigualdade educacional brasileira, o time foi além e agora comemora este reconhecimento”, comenta.
Carol Malvão , produtora do Departamento de Jornalismo do Canal Futura, profissional que também ajudou na construção das ações educacionais, destaca: “o que estamos vivendo é muito difícil, mas também histórico. Fazer audiovisual, podcasts e produzir conteúdos jornalísticos em tempos de distanciamento foi um grande desafio, mas não perdemos de vista a missão de falar de educação e cidadania. O resultado foi uma série de produtos incríveis, em várias plataformas, que fizeram a diferença para muita gente.”
E os depoimentos de quem participou desta iniciativa premiada continuam. Para a Arlecia Duarte, coordenadora de Operações, a educação é o nosso lema e quando neste ano tudo pareceu que iria parar, as nossas equipes uniram forças para levarmos o conhecimento para todos por meio das nossas diversas telas. “Aprendemos, nos reinventamos e fizemos coisas maravilhosas! Um reconhecimento como este nos dá a certeza que em 2021 faremos muito mais.”
“Oportunizar soluções educacionais para ajudar a diminuir o impacto do afastamento da escola e reforçar o atendimento a quem precisa estudar em casa, no momento em que milhões de estudantes enfrentam a suspensão temporária das aulas, foi uma contribuição rápida e efetiva da programação do Canal Futura. E receber este justo e merecido reconhecimento da TAL, só vem reforçar este nosso entendimento de que o Futura deve estar onde todos estiverem”, conclui Acácio Jacinto, coordenador de Programação do Canal Futura.
Sobre o Futura
O Futura realiza a distribuição multiplataforma de conteúdo e metodologias socioeducacionais por meio de um canal de televisão acessível em todo o país pela TV aberta, por satélite e por assinatura, e com atuação em vídeo onde mantêm plataformas próprias e de terceiros. Essa experiência associa inovação em educação aos recursos da cultura digital, levando a educação para todas as telas e explorando fronteiras da tecnologia com soluções que envolvem, dentre outros recursos, como os jogos eletrônicos.
O Futura é uma realização da Fundação Roberto Marinho e resultado da parceria entre organizações da iniciava privada, unidas pelo compromisso de investir socialmente e líderes em seus segmentos. Os parceiros mantenedores são SESI – DN e SENAI – DN, FIESP / SESI – SP / SENAI – SP, Fundação Bradesco, Itaú Social, Rede Globo e Votorantim. O Futura pode ser assistido a qualquer hora e em qualquer lugar nos canais Globo, pela globo.com e GloboPlay.
Acesse os conteúdos Futura
Na TV:
Não perca a programação do Futura na sua TV. Você pode conferir nas principais operadoras do país pelos seguintes canais:
Sky – 434 HD e 34
Net e Claro TV – 534 HD e 34
Vivo – 68HD e 24 fibra ótica
Oi TV – 35
Na web:
Globoplay
Site do Futura
Facebook
Youtube
Tik Tok
Instagram
Twitter