Notícia: Mutirão Saúde é a nova série do Canal Futura que estreia dia 20 de fevereiro

Mutirão Saúde é a nova série do Canal Futura que estreia dia 20 de fevereiro

Os episódios mostram histórias reais para contribuir na saúde física e mental dos participantes, incentivando aos telespectadores um olhar mais atento para a própria saúde

A nova série do Canal Futura em parceria com o SESI Nacional, Mutirão Saúde, estreia em 20 de fevereiro, às 21h30, levando conteúdo relevante sobre a saúde física e mental para incentivar os telespectadores a olharem com mais atenção para sua própria rotina. Apresentado por Luana Xavier e por uma equipe multidisciplinar — formada pela médica Simone Nascimento, a preparadora física Ari Carmona e o psicólogo Lucas Veiga —, o programa tem o intuito de contribuir com a saúde física e mental de seus participantes, ajudando-os a alcançar uma melhor qualidade de vida. São diferentes histórias de vida narradas em 13 episódios, onde cada um se dedica a uma pessoa que precisa de ajuda. A série estará disponível também no Globoplay, gratuitamente.

A palavra ‘mutirão’ deriva da palavra tupi mutyrõ e significa trabalho em conjunto. Com esse conceito de que sozinho não se chega longe, já popularizado na cultura brasileira, a série trabalha com histórias reais e inspiradoras de personagens que precisam de ajuda para melhorarem a própria saúde

“A série não busca retratar o diagnóstico, a prescrição e a cura de uma doença com uma pílula mágica, mas mostrar como as pessoas podem superar seus problemas de saúde a partir de mudanças em sua rotina e do apoio que recebem de seus entes queridos, da comunidade, por meio de projetos de saúde e bem-estar locais, e também com a ajuda da equipe do Mutirão Saúde”, destaca André Libonati, Líder de Produção de Conteúdo do Canal Futura. 

A cada episódio, a apresentadora e a equipe multidisciplinar da série se deparam com o caso de alguém que precisa de ajuda para mudar de vida. Depois de entender as dificuldades que o participante enfrenta para seguir a orientação médica de sua condição, os especialistas da área de saúde acompanham a rotina daquele indivíduo para identificar possíveis problemas e planejar alternativas que melhorem a vida daquela pessoa. A série também deixa um legado gratuito, uma atividade física ou mental, algumas até ligadas ao Sistema Único de Saúde (SUS), para cada participante.

“Eu acredito na grande revolução da saúde, onde vamos correr menos atrás de doenças e mais atrás de hábitos que nos ajudem a viver melhor. Meu papel é reforçar a noção de uma saúde possível, sem restrições radicais, mas conectada com uma vida de prazer e propósito, sempre dentro da realidade de cada pessoa. Nas minhas consultas, sempre faço questão de me divertir com os pacientes, com os quais crio uma conexão real, porque cuidar do corpo e da mente pode e deve ser leve e humano”, destaca Simone Nascimento, médica que atua na medicina do estilo de vida - com ferramentas de educação e prevenção de doenças crônicas -, que faz parte da equipe multidisciplinar da série.

“No fim de cada episódio, percebemos uma indicação da mudança dos hábitos e do discurso dos personagens centrais, entendendo que não existe fórmula mágica e que os resultados para uma vida melhor virão a longo prazo”, completa Libonati.

Evento em São Paulo marca o lançamento da série

No dia 18 de fevereiro, no Auditório SESI Vila Leopoldina em São Paulo, ocorreu um evento para celebrar o lançamento da nova série do Canal Futura, a Mutirão Saúde. Com Luana Xavier, apresentadora da série, como mestre de cerimônia, o encontro proporcionou trocas valiosas sobre saúde. Um teaser da produção foi exibido, além do primeiro episódio, seguido de roda de conversa com os profissionais da equipe multidisciplinar da série: médica Simone Nascimento, a preparadora física Ari Carmona e o psicólogo Lucas Veiga, além dos personagens da série que são residentes de São Paulo.

“Embora não exerça a profissão, sou formada em Serviço Social e é justamente essa expertise que me fez olhar profundamente cada participante, enxergar seus potenciais e trocar afeto. Eu entrava na casa das pessoas e no primeiro minuto já parecia ser da família. Fiz também um papel de mediadora entre o squad de saúde e os participantes. Acredito que minha alma canceriana traz leveza e a positividade necessárias para auxiliar a todos em suas evoluções no cuidado com a saúde”, conta Luana Xavier, apresentadora do Mutirão Saúde e mestre de cerimônia do evento.

Sobre o Futura

O Futura é uma experiência pioneira de comunicação para transformação social que, desde 1997, opera a partir de um modelo de produção audiovisual educativa, participativa e inclusiva. É uma realização da Fundação Roberto Marinho e resultado da aliança estratégica entre organizações da iniciativa privada unidas pelo compromisso de investir socialmente, líderes em seus segmentos: SESI - DN / SENAI - DN, FIESP / SESI - SP / SENAI - SP, Fundação Bradesco, Itaú Social e Globo.

O Futura está disponível gratuitamente via Globoplay para acompanhar o sinal ao vivo da programação, além de um catálogo com mais de 185 títulos e 5.000 vídeos.

Assista também nas principais operadoras de TV por assinatura no Brasil:

  • Net e Claro TV – 534 HD e 34
  • Sky – 434 HD e 34
  • Vivo – 68HD e 24 fibra ótica
  • Oi TV – 35

É possível ainda assistir pela rede de TVs universitárias parceiras com sinal de TV aberta e parabólicas digitais.

O Futura também está presente nas redes sociais: TikTok, Instagram, X, Facebook e YouTube.

Ajude a FRM a evoluir

O que você achou desse conteúdo?