Artigo: Autoteste: Você é uma pessoa democrática ou anti-democrática?

Autoteste: Você é uma pessoa democrática ou anti-democrática?

Definições preliminares:

Antes de mais nada, se você está lendo essa coluna, com ou sem ajuda dos algoritmos, há grande chance de se identificar como uma pessoa democrática. Por isso te peço para seguir com a leitura, fazer o autoteste depois provocar colegas, familiares, conhecidos fora da “bolha” para que se testem também.

Proponho começarmos esse exercício de autoconhecimento com uma definição de Democracia dada por ninguém menos do que o autor do Dicionário de Política, o cientista político Norberto Bobbio: “Segundo uma velha fórmula que considera a Democracia como Governo do povo para o povo, a democracia formal é mais um Governo do povo; a substancial é mais um Governo para o povo... a Democracia perfeita – que até agora não foi realizada em nenhuma parte do mundo, sendo utópica, portanto – deveria ser simultaneamente formal e substancial.

Em O Futuro da Democracia (1984) Bobbio já nos alertava sobre o abismo, cada vez maior, entre os ideais democráticos e as democracias reais, ou em suas palavras, sobre as “as promessas não cumpridas” da democracia. Diante da onda antidemocrática no mundo ainda estamos tentando entender: Como as democracias morrem (Steven Levitsky e Daniel Ziblatt), Como a democracia chega ao fim (David Runciman) ou ainda porque temos O povo contra a democracia (Yacha Mounk).

São explicações complexas, mas podemos imaginar que se todos nós, membros da sociedade brasileira, fôssemos democráticos, nossa democracia estaria firme e forte, certo?

Então, será que a democracia faz sentido para você na vida real? E se não fizer, o que colocaria no lugar?

A partir das premissas do Dicionário da Política, elaborei um autoteste rápido, com apenas 6 perguntas, atribuindo-lhes pontuações diferentes cuja soma total pode variar entre -10 Totalmente Antidemocrático e +10 Totalmente Democrático. Responda sinceramente e só depois leia o resultado no rodapé!

· Questão 1: Você acredita que a única forma de governo que funciona é a que tem representantes para instituições legislativas eleitos pela maioria da população (maior de idade)?

· Questão 2: Você se sente prejudicada/o e desconfia das regras ou do juiz quando você ou seu time perde um jogo?

· Questão 3: Você busca ler, ouvir, seguir, conversar com pessoas e em grupos que sejam diferentes de você (outras formações, outras origens sociais, outras idades, outras raças/etnias, outras religiões, outras atividades, outras posições políticas)?

· Questão 4: Você concorda que os interesses da maioria mais pobre sejam prioritários para o governo?

· Questão 5: Você abre mão da igualdade social e econômica para o país se tornar mais rico?

· Questão 6: Você concorda que a maioria pode tirar direitos de uma minoria?

Se quiser registrar as respostas suas e mandar para conhecidos responderem, use esse link: (https://forms.gle/rwDzQiFSrG3p8Xrs9)

E como será que candidatas e candidatos em quem você pensa votar pontuariam?

Nossa Democracia só vai morrer quando a gente deixar, começando por dentro de nós....

 

Resultado:

Regra mínima da democracia formal, se SIM +2 pontos, se NÃO -2 pontos 

Gostar do jogo só quando ganha é uma fraqueza humana, se SIM -1, se NÃO +2 

Se disse SIM ganhe +2, você é um alienígena democrático”! se NÃO=0, você é normal  

Regra mínima da democracia substancial, se SIM +2 pontos, se NÃO -2 pontos 

se disse SIM perca -2, te falta senso coletivo, se disse NÃO ganhe +1 

se disse SIM perca -3, você é um risco para a democracia formal, se disse NÃO ganhe +1 

Ajude a FRM a evoluir

O que você achou desse conteúdo?