Agosto Verde reforça a importância de cuidar da Primeira Infância
Compartilhar
A data traz para o debate público a importância dessa fase da vida para o desenvolvimento da criança e de toda a sociedade
São Paulo, agosto de 2024 – A Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal lança a campanha “Cuidar de cada criança é cuidar do país inteiro” para marcar o Mês da Primeira Infância, comemorado em agosto. Esse é o segundo ano de celebração da data, que foi oficializada pela Lei 14.617 de julho de 2023.
A primeira infância compreende os 6 primeiros anos de vida e é considerada uma “janela de oportunidades”. É neste período, de desenvolvimento intenso e rápido, que as crianças formam as bases essenciais para a saúde física, cognitiva e socioemocional ao longo de toda a vida.
“Diversas evidências demonstram que investir nos primeiros anos de vida é uma forma efetiva de combater as desigualdades, romper o ciclo de pobreza que atravessa as gerações, evitar medidas compensatórias no futuro e proteger as infâncias de hoje e do amanhã. A celebração do Mês da Primeira Infância é muito importante, pois nos convida a espalhar essa mensagem, debater o tema com a sociedade e mobilizar a classe política”, afirma Mariana Luz, CEO da Fundação.
Um avanço recente nessa pauta foi a assinatura do decreto presidencial que estabelece diretrizes para a criação de uma Política Nacional Integrada para a Primeira Infância. O decreto teve como base o relatório do Grupo de Trabalho (GT) Primeira Infância do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (Conselhão), do qual a Fundação e o Todos pela Educação assinam a relatoria técnica. Criado em agosto do ano passado, o GT teve como objetivo criar as recomendações para a construção desta política, que está em fase de elaboração e deve ser lançada em outubro.
Para reforçar a importância do desenvolvimento na primeira infância, a campanha “Cuidar de cada criança é cuidar do país inteiro” irá realizar diversas ações ao longo de todo o mês de agosto:
• Lançamento do selo “Agosto Mês da Primeira Infância”, para marcar conteúdos e materiais relacionados ao tema
• Lançamento em vídeo de manifesto sobre a primeira infância
• Veiculação de campanha audiovisual, na TV e na internet, estrelada pelo influenciador digital Nelson, o Nenê
• Divulgação da campanha do Nenê no mobiliário urbano (relógios públicos) e em estações de metrô e trem
• Lançamento do novo site institucional da Fundação
• Campanha #CuidarDeCadaCriança nas redes sociais da Fundação e parceiros
O intuito da campanha de sensibilização pelo Mês da Primeira Infância é mostrar a importância desta fase da vida para permitir que cada criança, das múltiplas primeiras infâncias, possa alcançar todo o seu potencial. Cuidar de cada criança desde os primeiros anos é, também, investir no desenvolvimento do país e de toda a sociedade.
Sobre a Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal
Desde 2007, a Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal trabalha pela causa da primeira infância com o objetivo de impactar positivamente o desenvolvimento de crianças com até 6 anos. A Fundação atua por meio de duas estratégias, alavancar políticas públicas e ativar a sociedade para a primeira infância, com foco na promoção da educação infantil de qualidade, no fortalecimento dos serviços de parentalidade e na avaliação do desenvolvimento infantil.
--
Sobre o Futura
O Futura é uma experiência pioneira de comunicação para transformação social que, desde 1997, opera a partir de um modelo de produção audiovisual educativa, participativa e inclusiva. É uma realização da Fundação Roberto Marinho e resultado da aliança estratégica entre organizações da iniciativa privada unidas pelo compromisso de investir socialmente, líderes em seus segmentos: SESI - DN / SENAI - DN, FIESP / SESI - SP / SENAI - SP, Fundação Bradesco, Itaú Social e Globo.
O Futura está disponível gratuitamente via Globoplay para acompanhar o sinal ao vivo da programação, além de um catálogo com mais de 185 títulos e 5.000 vídeos.
Assista também nas principais operadoras de TV por assinatura no Brasil:
- Net e Claro TV – 534 HD e 34
- Sky – 434 HD e 34
- Vivo – 68HD e 24 fibra ótica
- Oi TV – 35
É possível ainda assistir pela rede de TVs universitárias parceiras com sinal de TV aberta e parabólicas digitais.
O Futura também está presente nas redes sociais: TikTok, Instagram, X, Facebook e YouTube.