Confira o que rolou na implementação da Maleta Conviver em outubro
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A Maleta Conviver viajou por todo o Brasil durante o mês de outubro! Na região Centro-Oeste, na Comunidade Quilombola Mucambo, de Santa Cruz de Goiás (GO), a Maleta Conviver inspirou uma reflexão sobre identidade e saúde mental. Os participantes foram convidados a pensar na maneira como enxergam a si próprios e expressar suas emoções e sentimentos através de autorretratos.

Já no Sudeste, a Casa Lar Estrela, em Mariana (MG), estreou suas atividades com a Maleta Conviver a partir de um exercício de habilidades socioemocionais, tema que vem sendo trabalhado ao longo do ano na instituição. Na dinâmica, as crianças aprendem a identificar e elaborar o que sentem com muita delicadeza e acolhimento.
Em Belford Roxo (RJ), os alunos do CE Paulino Barbosa desenvolveram várias atividades que refletem a maneira como sentimos e como nos expressamos no mundo. O exercício, batizado de "O que tem dentro de você" partiu de conceitos trabalhados na Maleta Conviver.

Em Nova Iguaçu (RJ), os alunos do CE José Bonifácio utilizaram o kit de estêncil que faz parte dos materiais da Maleta Conviver para criar as próprias telas. O objetivo da ação é incentivar a expressão por meio da arte. A produção vai ficar exposta na escola!
Na região Norte, a Rede Castanhal organizou um encontro com pedagogos e educadores dos CRAS e CREAS da cidade de Castanhal (PA). A ação marca o início das atividades da rede utilizando o material da Maleta Conviver.
A Maleta Conviver também esteve presente no encontro realizado no CRAS APEÚ, em Castanhal (PA), para falar sobre saúde mental com crianças e jovens. Os materiais do projeto serviram de apoio para uma roda de conversa. A ação foi acompanhada pelos estudantes do curso de Psicologia da faculdade Estácio Castanhal.

O EJA Castanhal está trabalhando a temática étnico-racial a partir dos conteúdos apresentados na Maleta Conviver. Segundo a professora Mônica, responsável pelas atividades, a turma adorou a riqueza do material.
Ainda na região Norte, a Maleta Conviver foi o destaque do encontro com os Jovens Talentos da Equoterapia, em Castanhal (PA). A equoterapia é uma abordagem terapêutica que utiliza o contato dos participantes com os cavalos. No evento, os jovens usaram o conteúdo da Maleta Conviver para desenvolver atividades sobre meio ambiente e sustentabilidade.
No Nordeste, a novidade é que a Maleta Conviver chegou ao Instituto Rahamin, em Aracajú (SE), uma organização voltada para a infância e adolescência. As crianças exploraram o material com muita curiosidade! A partir de agora, a Maleta Conviver vai fazer parte das atividades desenvolvidas pela instituição.

Em Macaranaú (CE), o conteúdo da Maleta Conviver foi apresentado para os jovens do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes de Maracanaú (NUCA). Eles tiveram acesso a textos, vídeos e o jogo de tabuleiro que foi produzido para o projeto. O tema que eles consideraram mais relevante é o da sexualidade, pois o conteúdo se destaca como um suporte que abre possibilidades para a abordagem do assunto.
Em Pernambuco, a Rede Giral e o Serviço de Tecnologia Alternativa (SERTA) apresentaram a Maleta Conviver para as equipes dos projetos Desenvolvendo Cidadania, Desenvolvendo Saberes Infantis e Germinar II, todos com atividades na cidade de Glória do Goitá (PE). A ideia é trabalhar os conteúdos da maleta de forma itinerante, em diferentes unidades.
Em Sergipe, o respeito ao meio ambiente foi o tema trabalhado durante a visita da Maleta Conviver na Escola Municipal de Educação Infantil Irene Romão de Brito, em Aracajú (SE). As crianças foram incentivadas a pensar sobre o nosso modo de estar no mundo e como podemos melhorar a nossa relação com a natureza. A ação foi organizada pelo Instituto Rahamim e o IBEM (Instituição Beneficente Emmanuel).
A Maleta Conviver também chegou em Natal (RN), nas mãos dos integrantes da instituição Atitude e Cooperação. Durante a apresentação do material, algumas atividades foram realizadas com o objetivo de explorar os temas e os conteúdos do projeto. Muita coisa bacana ainda vai ser realizada por aqui!
Sobre a Maleta Conviver
Inspirada na potência que surge dos encontros plurais, a Maleta Conviver reúne uma curadoria de produção audiovisual do Futura e materiais complementares que são utilizados por instituições de todo Brasil em suas próprias atividades, promovendo ações locais e multiplicando o alcance e a potência do projeto. A iniciativa propõe uma reflexão sobre as desigualdades econômicas, a falta de garantia de direitos fundamentais, a proliferação de doenças, a crise de saúde emocional, os desastres ambientais e os casos de violência oriundos de conflitos ideológicos e religiosos, buscando alternativas em resposta aos devastadores efeitos das mudanças climáticas, às crescentes marginalizações e violências sociais. Atualmente, existem 464 instituições parceiras que participam do projeto Maleta Conviver. São organizações de referência e que atuam em rede, distribuídas em 21 estados + Distrito Federal.
Para saber mais sobre essas ações, acesse o relatório de experiências da Maleta Conviver e para saber mais sobre a Maleta Conviver acesse a página do projeto no site do Canal Futura.