Notícia: Futura completa 23 anos e reforça compromisso da Fundação Roberto Marinho e parceiros estratégicos na redução de desigualdades na educação no Brasil

Futura completa 23 anos e reforça compromisso da Fundação Roberto Marinho e parceiros estratégicos na redução de desigualdades na educação no Brasil

Como encontrar soluções para combater as desigualdades na educação durante a pandemia?

No dia 22 de setembro de 2020, o Futura completa 23 anos de existência! Ao longo desses anos, foram muitas transformações, novos formatos, novos conteúdos, um novo jeito de fazer TV de modo mais colaborativo e a muitas mãos. Sempre com a preocupação de oferecer um conteúdo educativo de qualidade, participativo e inclusivo, para todos e todas de norte a sul do Brasil, especialmente para as populações mais vulneráveis. 

 E em 2020 esse compromisso foi reforçado, ainda mais. Dentre os muitos desafios trazidos pela pandemia do novo coronavírus, o aumento das desigualdades, sobretudo na educação, trouxe impactos que poderão levar anos para serem reparados.  

 Estima-se que, pelo menos, 1/3 das crianças em idade escolar não conseguiu acessar o ensino remoto com o fechamento da escolas para evitar a contaminação de Covid-19, segundo o Unicef. Isso corresponde a 463 milhões de crianças em todo mundo sem aulas. 

De acordo com relatório da Unesco, as crianças de comunidades mais pobres, portadoras de deficiência, os imigrantes e as minorias étnicas estão em clara desvantagem educacional em muitos países.  

Como continuar oferecendo soluções educacionais gratuitas para o Brasil inteiro? 

A rotina de professores, estudantes e familiares sofreu mudanças radicais. Esse momento desafiador foi a força motriz para toda equipe do Futura se reinventar. Desde março, todos os colaboradores estão trabalhando de forma remota e buscando soluções criativas para driblar os desafios trazidos pela pandemia.  

Para Karen Souza, editora e apresentadora do Futura, o momento é de adaptação e aprendizado: “Trabalhar durante a pandemia tem sido um desafio diferente a cada dia, mas acredito que o Canal Futura tem se adaptado sem ignorar os nossos sentimentos. Isso tem sido importante para mim. Por mais que eu sinta medo e cansaço, em nenhum momento senti pressão para produzir na mesma quantidade de antes. Aos poucos, tenho me adaptado e aprendendo um negócio diferente a cada dia.”, afirma Karen.

O Prêmio Educador nota 10, uma das premiações mais importantes da Educação Básica do País, e o Educação 360º, um evento que reúne grandes pensadores nacionais e internacionais na área, contaram com a visão estratégica do Futura e da Fundação Roberto Marinho no apoio ao debate sobre educação em tempos de pandemia, um tema urgente e necessário.

Unindo esforços, o Canal Futura antecipou soluções educacionais com distribuição gratuita para reforçar o atendimento de crianças, adolescentes e jovens que precisam estudar em casa, sem deixar #Nem1PraTrás.

“Ao completar seus 23 anos, o Futura é um jovem atravessando barreiras e rompendo obstáculos. Como muitos outros jovens, foi surpreendido pela pandemia coronavírus, por um cenário inesperado e de ameaças aos sonhos. Neste novo contexto, soube demonstrar força e coragem, esteve pronto para atuar e reinventar-se, sem romper com o que – em essência – o caracteriza. Mas, reinventando práticas, produtos e serviços para contribuir com a tarefa de não deixar a educação parar. Assim como professores, gestores e toda a comunidade escolar. Aos 23 anos, no ano do isolamento social, o Futura se vê fortalecido, pela reconhecida relevância para toda a sociedade. E seguimos em frente. Com mais e mais planos, esperança e energia. Ainda por muitos e muitos anos.”, afirma João Alegria, Gerente Geral do Laboratório de Educação da Fundação Roberto Marinho.

Confira abaixo as iniciativas nessas frentes de atuação:

Conteúdo educativo para todos e todas

Foi elaborado um conjunto de conteúdos educativos para auxiliar o estudo em casa:

Faixas educativas: 3 faixas de programação customizadas com conteúdo educativo a partir das aulas e metodologias do Telecurso e demais programas, todos os dias nas telas da TV e Futuraplay.

Videoaulas online: foram disponibilizadas 600 videoaulas gratuitamente no YouTube do Canal, para alunos de Ensino Fundamental.

Vamos Aprender: disponibilização de conteúdo educativo para TV em regime de colaboração com Redes de Ensino, Tvs locais e instituições da Sociedade Civil Organizada.

Futura no Globoplay: em setembro, o Futura chegou à plataforma de streaming Globoplay sendo o único canal Globo gratuito.

“O ano de 2020 é um marco na história mundial e também na história do Futura. Quando as escolas foram fechadas, o Futura foi muito ágil e em meados de março lançamos uma programação especial para apoiar alunos de Ensino Fundamental e Ensino Médio em casa e fomos desdobrando em diversas ações para além da tela da TV.”, afirma Deca Farroco, Gerente de Produção do Canal Futura.

Compromisso com educadores

Como forma de apoiar os educadores neste momento em que precisavam lançar mão de novos conhecimentos e práticas, foram elaborados:

Imagem do print de uma videoaula. Tem um homem jovem de camisa preta falando algo

Guia de produção audiovisual: dicas na hora de elaborar vídeos caseiros, com metodologia do Geração Futura, na produção de conteúdo para videoaulas.

Cursos livres: novos cursos lançados sobre competências gerais da BNCC para reforço no desenvolvimento de planos de aula.

Clube Desafio Futura: novas funcionalidades para que educadores possam, através da gameficação, oferecer a seus alunos salas e jornadas com o que estiver sendo ensinado.

Arte de um celular roxo com a tela ligada em um app chamado CDF mostrando uma espécie de mapa colorido de avanço de nível. Ao lado do celular há cinco retângulos coloridos, um acima do outro, com o nome das seguintes disciplinas: língua portuguesa, ciências, história, matemática e geografia
As jornadas do CDF estão chegando! Conteúdo para o Ensino Fundamental e Médio

Podcasts: Informação, análise e entretenimento sobre agendas importantes para jovens e educadores em 5 títulos de programas: Chão de Escola, Ela Faz Assim, N3gócio que eu Quero, PodT3ch e muito mais!, Qual Vai ser?

Empatia com as famílias brasileiras

Conteúdos informativos em apoio ao principal elo neste momento, a família.

Curadoria interativa em QR Codes na tela da TV: para que famílias possam se atualizar de todas as soluções educacionais digitais em curso durante a pandemia, na programação regular da TV.

Telas abertas: em parceria com a Votorantim, compartilhamento de cards e textos de conteúdos Futura com temas como prevenção ao coronavírus, apoio aos estudos, educação financeira, nutrição e sustentabilidade.

Informativos atuais: um fluxo intenso de postagens e conteúdos educacionais através das redes sociais e informativos semanais.

Pesquisa: Juventudes, trabalho e projeto de vida

O Futura reconhece e utiliza a pesquisa como norteadora das iniciativas educacionais implementadas. No atual contexto que vivemos, os dados trazidos pela Pesquisa Juventudes, Trabalho e Projeto de vida foram essenciais para constatar a relevância que novas iniciativas digitais podem gerar.

A partir das vozes de jovens brasileiros, foi elaborado um diagnóstico sobre a situação da educação atual e os desafios futuros.

Imagem de uma jovem mulher negra de cabelos encaracolados mostrando um tablet de capa azul a um homem branco sorridente e uma mulher baixinha morena

Conteúdo Colaborativo

O Futura é uma das soluções educacionais do Laboratório de Educação da Fundação Roberto Marinho e faz parte de uma aliança estratégica de instituições que acreditam que a Educação é a solução para combater as desigualdades: SESI – DN, SENAI – DN, FIESP, SESI – SP, SENAI – SP, Fundação Bradesco, Itaú Social e Globo.

“Estamos falando muito mais do que o Futura faz ou fez ao longo de sua trajetória, que representa um reforço fundamental em um modelo de televisão educativa, participativa e inclusiva, estamos falando do que precisa ser feito no Brasil neste momento de pandemia e combate às desigualdades na educação.”, afirma José Brito, Gerente do Canal Futura.

Num cenário tão incerto da Educação Básica no País, em que as desigualdades foram ainda mais agravadas devido à pandemia, nossa missão é transformar essa realidade e lutar para que nenhuma criança, jovem ou adulto, independentemente da situação socioeconômica, deixe de ter acesso à educação de qualidade, um direito garantido em lei.

Acesse os conteúdos Futura

Na TV:

Não perca a programação do Futura na sua TV. Você pode conferir nas principais operadoras do país pelos seguintes canais:

Sky – 434 HD e 34
Net e Claro TV – 534 HD e 34
Vivo – 68HD e 24 fibra ótica
Oi TV – 35

Na web:

Globoplay
Site do Futura
Facebook
Youtube
Tik Tok
Instagram
Twitter

Ajude a FRM a evoluir

O que você achou desse conteúdo?