Pesquisa “Juventudes e a Pandemia" amplia prazo para respostas
Compartilhar
Questionário da 3ª edição da consulta sobre os impactos da Covid-19 para jovens ficará disponível pela internet até o dia 21 de agosto
Jovens de 15 a 29 anos de todo o Brasil terão mais tempo para participar da pesquisa “Juventudes e a Pandemia: E Agora?”. Trata-se da terceira edição da escuta que já mobilizou mais de 100 mil jovens nos primeiro e segundo anos da pandemia. O prazo para responder ao novo questionário, que está no ar desde o dia 18 de julho, foi prorrogado até o dia 21 de agosto.
Clique aqui e responda à pesquisa “Juventudes e a Pandemia: E Agora?”
O objetivo da pesquisa é entender as consequências da pandemia e construir soluções, baseadas em evidências, que apoiem as juventudes. Coordenada pelo Atlas das Juventudes e realizada em parceria com Conselho Nacional da Juventude (CONJUVE), Em Movimento, Fundação Roberto Marinho, Rede Conhecimento Social, Mapa Educação, Porvir, UNESCO e Visão Mundial, com apoio de Itaú Educação e Trabalho, GOYN-SP e UNICEF, a iniciativa procura ser uma ferramenta para o fortalecimento da participação das juventudes nos debates públicos e tomada de decisões.
O questionário da pesquisa foi construído por meio da metodologia PerguntAção, que envolve o público da pesquisa em todas as suas etapas. Leva de 15 a 20 minutos para ser respondido e tem quatro áreas temáticas: saúde e bem estar; educação e aprendizado; trabalho e renda; e vida pública e democracia. Esses temas foram amplamente discutidos por 13 jovens pesquisadores de diferentes regiões do país, que ajudaram a formular as perguntas. Colaborou também nesse processo o comitê gestor da iniciativa, formado por representantes das instituições realizadoras e apoiadoras da consulta.
Agora, todas essas organizações e o grupo de jovens pesquisadores estão trabalhando na mobilização das juventudes para participar da escuta. Durante esse período de coleta, é realizado um monitoramento diário usando como referência os dados de distribuição geográfica e de perfil da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) de 2021, para garantir diversidade geográfica, de faixa etária, gênero e cor/raça entre os participantes.
A divulgação dos dados da pesquisa "Juventudes e a Pandemia: E Agora?" está prevista para acontecer em setembro. Com esses dados, espera-se entender o legado de dificuldades deixadas pelo período da pandemia, além de mapear hábitos adquiridos, aprendizados, mudanças de perspectivas e expectativas para o futuro.
Sobre o Atlas das Juventudes
O Atlas das Juventudes é uma iniciativa que tem a missão de produzir, sistematizar e disseminar dados sobre as juventudes, para que sejam feitos os investimentos certos, da maneira correta e no tempo adequado para ativar o potencial da maior geração de jovens da históri a do país e, consequentemente, permitir o seu pleno desenvolvimento, construindo caminhos para um presente e futuro mais inclusivo e próspero para todas as pessoas.
É a plataforma com conteúdo mais completo sobre as juventudes brasileiras e uma importante ferramenta de trabalho para quem atua na formulação, implementação, monitoramento e avaliação de políticas públicas, estratégias, programas, projetos e iniciativas para e com as juventudes.
Saiba mais sobre o Atlas das Juventudes clicando aqui.