Notícia: Prêmio Melhores ONGs 2020 emocionou e reuniu, em formato virtual, artistas, jornalistas, empresários e terceiro setor

Prêmio Melhores ONGs 2020 emocionou e reuniu, em formato virtual, artistas, jornalistas, empresários e terceiro setor

O Prêmio Melhores ONGs 2020 aconteceu na última quinta (10/12) às 20h no Youtube do Canal Futura

O Brasil tem atualmente cerca de 800 mil ONGs. Mas quem são elas? Onde estão? O que fazem? A iniciativa Melhores ONGs do Brasil aposta que as organizações precisam ser identificadas, reconhecidas e utilizadas como inspiração para as demais entidades.

Realizado desde 2017, o Prêmio melhores ONGs é uma parceria do Instituto Doar, da agência de projetos socioambientais O Mundo Que Queremos e da Ambev, com apoio técnico da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Print de uma tela mostrando uma vídeo conferência, com uma pessoa em seu computador
Foto: A jornalista e apresentadora do Canal Futura Karen de Souza comandou a premiação virtual das Melhores ONGs de 2020.

Neste atípico ano de 2020, a premiação aconteceu em formato virtual a partir das 20h do dia 10 de dezembro e transmitida pelo Youtube do Canal Futura. A jornalista e apresentadora do Canal Futura Karen de Souza comandou o evento.

Apesar de não ter os abraços calorosos e encontros presenciais, a emoção tomou conta da premiação que recebeu participações de diversos artistas, entidades e organizações de todo país.

Solidariedade e reconhecimento do trabalho das ONGs

O presidente do Instituto Doar, Marcelo Estraviz, ressaltou que, apesar dos desafios impostos pela pandemia de 2020, a premiação conseguiu se reinventar: “O online trouxe um jeito novo de fazer o evento Melhores ONGS. Esse provavelmente é o evento com maior participação, pessoas do Brasil inteiro.”, afirmou Marcelo.

Print de uma tela mostrando um homem branco, de boné preto e barba grisalha

O diretor do Projeto O Mundo que Queremos, Alexandre Mansur, ressaltou a importância de manter um clima de positividade e sugeriu um abraço virtual: “Vamos olhar para o lado e ver quantas organizações dividem solidariedade de uma forma tão bonita para o nosso país e para o mundo como um todo. Vamos lembrar que a gente atua em várias frentes, mas todo mundo junto, unindo esforços. ”, destacou Alexandre.

Homem branco com a barba bem feita, cabelo curto escuro e um paletó cinza

Ao longo da premiação representantes de diferentes instituições parceiras anunciaram as 100 melhores ONGs de 2020. A lista, já havia sido divulgada online, e você pode acessar aqui.

Confira a lista das 100 melhores ONGs de 2020

Artistas, apresentadores e jornalistas também enviaram mensagens positivas e parabenizaram a iniciativa do evento e o trabalho das ONGs.

A atriz Regina Casé e o marido, Estevão Ciavatta, parabenizam o trabalho de todas as organizações não governamentais: “Como esse trabalho é importante para os setores da saúde, bem-estar e educação.”, elogiou Estevão.

Mulher branca de óculos de grau e cabelos compridos, lisos e soltos pelo ombro e dorso está sentada ao lado de um homem sorridente, de cabelos e barba grisalhos e óculos de grau

Outra participação especial da noite foi a da atriz, cineasta e apresentadora Marina Person: “Esse trabalho das ONGs é fundamental por isso meus parabéns às 100 melhores ONGs do Brasil! Obrigada pelo trabalho de vocês!”, disse a atriz.

O ator Fábio Assunção também elogiou as organizações:

Aspas

Muita gente não faz ideia o trabalho que é feito pelas minorias, pelos grupos especiais que precisam de ajuda. Também é importante parabenizar as pessoas que contribuem com essas instituições. Um trabalho louvável!


Destacou Fábio Assunção

Aspas
Homem branco de cabelos castanhos bem claros e óculos de grau de armação vermelha e redonda

E, para finalizar a noite, Karen de Souza anunciou as 3 ONGS finalistas do Prêmio Melhores ONGs de 2020: Instituto Câncer Infantil, Engenheiros Sem Fronteiras e Amigos do Bem. Os três representantes afirmaram o prazer de estar entre os finalistas e destacaram o quão importante era esse reconhecimento.

A grande vencedora da noite foi a ONG Amigos do Bem, que desempenha um trabalho no sertão nordestino. Caroline Albanesi, voluntária da ONG Amigos do Bem, não escondeu a emoção ao ouvir o anúncio:  “Temos feito um trabalho a muitas mãos, são cerca de 10.300 amigos do bem que é um compromisso com a transformação social. Nós atendemos mais de 1 milhão de pessoas nesse período de pandemia e mais de 300 povoados, queria agradecer aos nossos voluntários e doadores. Obrigada! Estamos felizes, vibrando e comemorando um projeto!”, comemorou Caroline.

Print de uma tela mostrando uma vídeo conferência, com quatro pessoas, cada uma em seu respectivo computador

Ajude a FRM a evoluir

O que você achou desse conteúdo?