Casa da Cultura de Paraty elege o mar como tema de 2025, amplia o olhar para novos territórios e inaugura Casa das Artes
Compartilhar
A programação de 2025 da Casa da Cultura terá o mar como tema central, com foco na biodiversidade e nos saberes caiçaras. Entre as novidades, destaca-se também a inauguração da Casa das Artes de Paraty, com diversos cursos de formação artística, além de aulas de música, sessões de yoga e expedições culturais. Com patrocínio estratégico do Instituto Cultural Vale, a instituição cultural reafirma o compromisso com a cultura, o patrimônio e a educação

O mar e sua biodiversidade inspiram as atividades da Casa da Cultura em 2025. Com um olhar voltado para a sustentabilidade, o programa deste ano vai abordar os saberes caiçaras, o universo da pesca e a riqueza marinha da região. Ao mesmo tempo, a instituição expande seu olhar para territórios além do Centro Histórico, promovendo uma conexão mais profunda entre moradores, visitantes e o seu entorno.
"Neste 2025, a Casa vai ampliar sua atuação e seu olhar para os territórios de Paraty. Queremos enfatizar, valorizar e ressaltar os saberes e os fazeres tradicionais, assim como a forma de viver dessas comunidades, o que cada uma tem de excepcional”, diz Cristina Maseda, Diretora Executiva da Casa da Cultura de Paraty. “Nosso objetivo é trazer essa delicadeza e sensibilidade para a Casa da Cultura. Desejamos aproximar os visitantes e moradores desses territórios tão ricos e trazê-los também para dentro da programação.”
Entre as exposições já confirmadas, destaca-se a celebração dos 50 anos de produção artística de Dalcir Ramiro, pioneiro da cerâmica em Paraty, com uma obra reconhecida internacionalmente. No segundo semestre, a partir de julho, está prevista uma das bordadeiras da Praia do Sono, abordando a tradição manual e a memória afetiva das mulheres caiçaras que transformam suas vivências em bordados narrativos.
Outra grande novidade de 2025 será a inauguração da Casa das Artes de Paraty, um espaço dedicado à formação e experimentação artística, coordenado pela artista-plástica Renata Rosa. O novo núcleo oferecerá cursos, laboratórios e oficinas com artistas convidados, contemplando públicos de diferentes idades e formações. Entre as atividades programadas, destaca-se um curso de História da Arte que deve relacionar o contexto histórico de Paraty com a arte brasileira e mundial. A literatura e a escrita também estarão presentes, com cursos e oficinas de escrita criativa e um Clube de Leitura.
Os cursos e atividades oferecidos pela Casa da Música de Paraty foram ampliados, com foco especial em instrumentos de metal e formação de grupos juvenis. A Orquestra da Escola Pequenina Calixto, formada por 60 crianças e adolescentes, seguirá com o apoio da Casa da Cultura para seus ensaios e apresentações.

Mostra audiovisual, ioga e expediçõe
O calendário de 2025 também trará uma programação diversificada de atividades culturais e educativas. As sessões de ioga passarão a acontecer uma vez por mês, aos sábados de manhã –em março, abril e maio. Também serão promovidas expedições culturais mensais, ampliando o diálogo entre os moradores e as atrações turísticas e territórios periféricos da cidade. O programa “Inspirar para o Futuro” ganhará novas edições, sempre com foco na formação da juventude local para o mercado de trabalho.
Na área de sustentabilidade, a Mostra Biodiversidade em Audiovisual tem cinco encontros à vista, trazendo curta-metragens e rodas de conversa dinâmicas em torno do tema da preservação ambiental. A primeira edição aconteceu em janeiro, dando início a um ciclo que continua em fevereiro, março, abril e julho. A Mostra acontece no Cinema da Praça, em parceria com o Instituto-E, com apoio da Prefeitura de Paraty, por meio da Secretaria de Cultura.
Através da Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, a Casa da Cultura de Paraty conta com o patrocínio estratégico do Instituto Cultural Vale, apoio do Grupo Globo, EZZE Seguros, Innova, Farmacêutica EMS, Pousada Literária de Paraty, Fazenda Bananal, Sandi Hotel, apoio institucional da Fundação Roberto Marinho e Prefeitura de Paraty.
Com todas essas iniciativas – sempre com entrada gratuita –a Casa da Cultura de Paraty reafirma seu papel como um espaço vivo de trocas, aprendizados e conexões entre a memória, o presente e o futuro da cidade. Para conferir os detalhes e datas da programação, vale ficar atento às redes sociais da Casa, onde todas as atividades são divulgadas.
Serviço
Casa da Cultura de Paraty
Endereço: Rua Dona Geralda, 194, Paraty - RJ - CEP: 23970-000
Horários de visitação: Terça a sábado, das 10h às 18h, Entrada gratuita
Contato: +55 (24) 99238 4737
www.casadaculturaparaty.org
Instagram: @casadaculturaparaty