Estudantes brasileiros competem em mundial de robótica em Houston
Compartilhar
Conheça as equipes de SP, MG e GO que vão representar o Brasil no torneio de tecnologia e inovação FIRST Championship
Contagem regressiva: em menos de um mês, cerca de 20 estudantes do ensino fundamental e médio dos estados de Goiás (GO), Minas Gerais (MG) e São Paulo (SP) estarão em Houston, nos Estados Unidos, para competir em um dos maiores torneios juvenis de tecnologia e inovação do mundo. É a FIRST Championship, que ocorre entre os dias 20 e 23 de abril. O Brasil, que já tem tradição no torneio, garantiu três vagas, sendo duas nas modalidades FIRST LEGO League Challenge (FLL) e uma na FIRST Tech Challenge (FTC).
Na FLL, alunos de 9 a 16 anos formam equipes de dois a 10 integrantes, supervisionadas por dois adultos, que constroem e programam robôs de LEGO para cumprir uma série de missões em um tapete. Eles também desenvolvem um projeto de inovação, que é uma solução para um problema real dentro da temática da temporada, que, neste ano, é Cargo Connect, relacionada com transporte e logística. No mundial, participam estudantes de cerca de 100 países.
Já a FTC é a competição para alunos do ensino médio, com idade entre 14 e 18 anos, que devem projetar, programar e construir robôs com diferentes materiais para que eles cumpram tarefas em uma arena de maneira tele operada e autônoma, por meio de programação.
Cada equipe é formada por até 15 participantes. No caso do FTC, os robôs são maiores e chegam a pesar 19 kg. Em Houston, serão aproximadamente 160 times de 75 países. Entre os representantes brasileiros, há estreantes e veteranos em disputas internacionais. A Geartech Canaã, que compete pelo FTC, representa o país no mundial de Houston pela segunda vez, sendo que agora eles carregam o tricampeonato brasileiro e uma série de prêmios. “Nos preparamos bastante para o torneio do ano passado, foram seis meses de dedicação, parando um dia antes do Natal e voltando logo depois do ano novo. Conquistamos o nacional e o mundial off season. Foi um ano de ouro para a gente e esperamos repetir”, adianta Gabriel Craveiro.
Já, pela FLL, a Atombot faz sua estreia nos Estados Unidos, com um prêmio da Austrália no currículo; e a CLP cruza a fronteira para competir pela primeira vez.
Conheça as equipes que vão representar o Brasil no mundial de robótica
FIRST Tech Challenge (FTC)
Geartech Canaã
Criada em 2018, a equipe da Escola SESI Canaã, em Goiânia (GO), já tem um currículo de peso: são tricampeões brasileiros (vencedores do Festival SESI de Robótica nas temporadas 2018-2019, 2019-2020 e 2020-2021) e premiados no mundial de Houston de 2019 e no Asia Pacific Open Championships 2021, que ocorreu on-line.
O time tem, ao todo 12 integrantes, sendo que oito deles vão para Houston. São eles: Erica Siqueira de Oliveira, de 15 anos; Gabriel Craveiro de Oliveira Garcia, 16; Miguel de Souza Ramos, 17; Luiz Guilherme Ferreira Soares, 18; Marcos Denner Araujo Lima, 17; Matheus Aires Amorim, 17; João Vitor dos Santos Soudré, 17; Letícia Sued Souza, 17; Gustavo Nogueira Rodrigues, 16; Heloisa Souza Silva, 16; Maria Laura Silva Caldeira, 14; João Henrique Cardoso de Sousa, 15 – os oito primeiros irão competir pela equipe em Houston.
Técnicos: José Júnior e Lais Sabino.
Empresas patrocinadoras: SESI/SENAI, Fanta, John Deere, STEMOS, Rev Robotics
Prêmios internacionais:
– FIRST Championship: no mundial 2019 em Houston, que contou com 59 equipes de diferentes países, a equipe levou o Motivate Award (Prêmio de Motivação).
– Asia Pacific Open Championships 2021: Inspire Award (Prêmio Inspiração), finalista da Aliança de Robôs, 1º lugar em Melhor Robô e 3º lugar Think Award (Pensamento Criativo). A competição contou com 24 equipes de 11 países, incluindo Rússia, China, Alemanha e Canadá.
SESI recebe mais prêmios em torneio mundial de robótica
FIRST LEGO League Challenge (FLL)
SESI CLP
De Campo Limpo Paulista (SP), a equipe do Centro Educacional SESI 316 já tem 10 anos de trajetória. Essa, porém, é a primeira vez que eles viajam para competir fora do país.
O time conta com oito integrantes: Ana Caroline Silvestre da Silva, 14 anos; Beatriz Larrubia, 14; Erick Ferreira Rodrigues, 13; Fellipe Dantas Costa, 13; Sophia Dutra de Oliveira, 14; Sophia Larrubia, 14; Ana Luiza Fernandes, 15; Beatriz Marcelli Domingos Oliveira, 16.
Técnico: Alberto Gomes da Silva.
Amarelinha tech: conheça o projeto de inovação do SESI CLP na temporada RePLAY
Atombot
Com nome inspirado no robô do filme Gigantes de Aço, a equipe da Escola SESI Dom Bosco, em São João Del Rei (MG), foi criada em 2013. De lá para cá, vários estudantes passaram pelo time, que teve um amadurecimento gradual e ganhou projeção internacional em 2019, no Open da Austrália. No ano passado, foram 2º lugar no Champion’s Award do Festival SESI de Robótica.
Quer conhecer mais a Atombot e seus integrantes? Assista ao episódio do Turma da Robótica
A formação atual tem cinco integrantes, que estarão em Houston: Pedro Cordovil, 13 anos; Herbert Campos, 16; Miguel Queiroz, 14; Julia Meneses, 12; e Estela Terzi, 14.
Os técnicos são Paulo de Tharso e Isabella Guedes.
Prêmios internacionais:
– Open da Austrália: 1º lugar em Apresentação de Projeto de Inovação.
Estudantes brasileiros são premiados em torneio de robótica na Austrália
Acesse os conteúdos Futura
Na TV:
Não perca a programação do Futura na sua TV. Você pode conferir nas principais operadoras do país pelos seguintes canais:
Sky – 434 HD e 34
Net e Claro TV – 534 HD e 34
Vivo – 68HD e 24 fibra ótica
Oi TV – 35
Na web:
Globoplay
Site do Futura
Facebook
Youtube
Tik Tok
Instagram
Twitter