Artigo: Paço do Frevo

Centro de referência e difusão do frevo, o Paço do Frevo protege e exibe a riqueza dessa manifestação cultural, declarada Patrimônio Imaterial da Humanidade pela Unesco em 2012. O objetivo é contar as histórias do frevo e de seus tradicionais personagens durante o ano inteiro, não apenas no carnaval. 

As agremiações, os artistas e as personalidades que fizeram e fazem a história do frevo são celebrados em exposições temporárias e de longa duração. O Paço oferece também escolas de dança e de música dedicadas ao ritmo, com o objetivo de formar novos músicos e repertórios, enquanto o centro de documentação Maestro Guerra Peixe zela pela memória do frevo. O espaço também abriga estúdio de gravação e uma rádio online. 

Com museografia assinada pela diretora de teatro e cenógrafa Bia Lessa, o Paço do Frevo dialoga constantemente com a cidade, transbordando para a tradicional Praça do Arsenal da Marinha, em frente ao edifício, onde já acontecem apresentações culturais ao longo do ano. Localizado no Bairro do Recife Antigo, o edifício de arquitetura eclética faz parte do complexo turístico das cidades de Recife e Olinda – tombado pelo IPHAN desde 1998 – e ficou 36 anos sem uso.