Artigo: Desenho Universal para Aprendizagem e Tecnologia Assistiva nas Escolas

Desenho Universal para Aprendizagem e Tecnologia Assistiva nas Escolas

A educação é um direito universal. Todas(os) as(os) estudantes, sem exceção, devem ter direito a vivenciar práticas pedagógicas de uma forma que possam aprender e acessar educação de qualidade. Para efetivar o direito à educação e garantir a aprendizagem é necessário reconhecer as singularidades e condições diferenciadas e para isso, o Desenho Universal para Aprendizagem (DUA) e a Tecnologia Assistiva (TA) são essenciais.

O desenho universal para a aprendizagem prevê objetivos, métodos, materiais e avaliações mais flexíveis e acessíveis para todos, que implicam em múltiplas formas de representação de objetos de aprendizagem e de ação/expressão do (da) estudante e seu engajamento. Assim como a Tecnologia Assistiva engloba produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que promovam a funcionalidade e a participação de pessoas com necessidades específicas com autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social.

Nesta perspectiva destaca-se:

● Caracterização da diferença entre os/as estudantes como norma e não exceção;

● Princípios do Desenho Universal para Aprendizagem e da Tecnologia Assistiva;

● Metodologias para a produção e o acesso a conteúdo e materiais pedagógicos acessíveis;

● Instrumentos e percursos de avaliação, identificação de barreiras e construção de soluções para o acesso, participação e aprendizagem de estudantes com deficiência, considerando seu protagonismo.

Neste curso introdutório você vai conhecer os princípios e recursos do Desenho Universal para Aprendizagem e Tecnologia Assistiva, com o objetivo de contribuir no desenvolvimento de práticas e materiais pedagógicos acessíveis nas escolas.

Este curso é fruto da parceria entre a Fundação Roberto Marinho/Futura e SENAI.

A formação é gratuita, com emissão de certificado.

Objetivos

São objetivos deste curso:

● Conhecer os princípios do Desenho Universal para Aprendizagem;

● Refletir sobre o valor das diferenças no processo de ensino-aprendizagem;

● Compreender e aplicar a Tecnologia Assistiva como um conjunto de ferramentas e estratégias que favorecem o acesso e a inclusão de estudantes com deficiência frente aos desafios de um currículo para todas e todos;

● Conhecer e aplicar múltiplos formatos de produção e acesso a conteúdos: linguagem simples, comunicação aumentativa e alternativa, recursos de acesso ao computador, audiodescrição, Libras e legendas descritivas (LSE);

● Discutir sobre a avaliação, identificação de barreiras e a construção de soluções acessíveis no contexto escolar.

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