Notícias

Educação 360: por dentro do que rolou

Publicada em: 19 de setembro de 2019

Nos dias 16 e 17 de setembro aconteceu a 6ª edição do “Educação 360”. Um dos maiores eventos da educação no Brasil reuniu educadores, alunos, pesquisadores, escritores e ativistas brasileiros e internacionais na Cidade das Artes, Rio de Janeiro. O debate principal, sobre o futuro da educação no Brasil, levantou inúmeras perspectivas sobre medidas que podem contribuir para a formação de alunos. A Fundação Roberto Marinho e o Canal Futura são alguns dos apoiadores do evento e estivemos lá para acompanhar as palestras, debates e workshops de pertinho!

 

Durante os dois dias do Educação 360, os visitantes tiveram a chance de assistir à inúmeros debates, aulas, talks e até workshops. Com o objetivo de trazer diferentes perspectivas sobre o tema, foram convidados alunos, familiares e sociedades, além dos grandes nomes da educação, para debates heterogêneos e plurais.

 

Os temas dos debates permearam o uso da tecnologia na educação. Durante todo o evento, apesar das diferentes linhas de debate, em um ponto todos concordavam: é preciso modernizar a educação. Não basta levar computadores e tablets para a sala de aula, mas sim elevar o nível das aulas e aproveitar a imersão na tecnologia para compartilhar conhecimento com o jovem de maneira lúdica.

 

João Alegria, diretor do Canal Futura, destacou um ponto importante em um dos debates: “Há muita discussão em torno da pergunta ‘Como vamos ensinar?’, e pouca preocupação em ‘Como vamos aprender?’”. É preciso compartilhar conhecimentos úteis, promover uma educação que faça sentido no agora: que o estudante possa levar para casa, para o trabalho, para a vida.

 

De frades a políticos, passando por educadores, pesquisadores, jornalistas e atores, todos os convidados desta edição do ‘Educação 360’ apresentaram propostas inovadoras no debate sobre os caminhos possíveis na educação brasileira. O Canal Futura realizou a transmissão dos principais debates. Não deixe de assistir no facebook!