Notícias

Escreva essa história conosco

Publicada em: 16 de dezembro de 2019

2019: é chegada a hora de celebrar e compartilhar as iniciativas que beneficiaram os mais variados públicos e instituições educacionais por todos os lugares desse nosso querido país.

 

Por meio de projetos e soluções educacionais que desenvolvemos em articulação com nossos parceiros, chegamos às pessoas que mais precisam de educação. Pessoas que desejam complementar a sua escolaridade básica, pessoas que aspiram uma formação profissional de qualidade, pessoas que buscam conhecimento para aprimorar sua vida pessoal, profissional e comunitária.

 

O propósito que nos guia é o desenvolvimento das Juventudes, com foco na Educação e no Trabalho.

 

Agora em dezembro de 2019, 432 pessoas matriculadas na Unidade Escolar Fundação Roberto Marinho concluíram seus estudos: 68 estudantes de Ensino Fundamental II e 364 de Ensino Médio. Elas estudaram em salas de aula organizadas em localidades no Rio de Janeiro como Complexo da Maré, Rio Comprido, Del Castilho, São Gonçalo e Botafogo. Nossa escola, voltada para a Educação de Jovens e Adultos, adota a Metodologia Telessala – incluir para transformar, viabilizando que estudantes, que interromperam seus estudos, concluam o Ensino Fundamental ou o Ensino Médio.

 

Em Pernambuco, 8800 estudantes do Ensino Fundamental e Médio, que antes estavam em situação de defasagem idade ano, frequentaram o Projeto Travessia, que utiliza a Metodologia Telecurso para correção de fluxo.

 

Distribuição de conteúdo de qualidade na sala de aula, na sala de casa, no celular… A qualquer hora e em qualquer lugar. Em 2019, o Futura foi acessado por 48,5 milhões de pessoas via TV, dentre elas professores de Educação Básica (1,6 milhão), gestores educacionais (268 mil) e professores de Licenciatura e Pedagogia (122 mil). Atuamos em parceria com 2.189 instituições sociais e escolas públicas, por meio de projetos tais como a Maleta Juventudes e o Crescer Sem Violência. Mensalmente, cerca de 640 mil pessoas acessaram nossos canais no Facebook, Youtube e sites.

 

Lideramos duas grandes mobilizações nacionais com foco na agenda pública de Educação, em parceria com 164 instituições e empresas parceiras: Dia da Educação, em abril, e Dia do Professor, em outubro. Cerca de 120 milhões de pessoas foram alcançadas com as trocas geradas a partir das hashtags #DiadoProfessor e #Nem1ParaTrás.

 

Este ano, o Programa Educativo Escola Museu e Território envolveu mais de 40 instituições de ensino e cultura em atividades em São Paulo, antes mesmo da reinauguração do Museu da Língua Portuguesa, prevista para o primeiro semestre de 2020.

 

Já o Programa Aprendiz Legal atingiu o número de 120 mil jovens contratados por 16 mil empresas. O Programa apoia a Lei da Aprendizagem (10.097/2000), que estabelece que empresas de médio e grande porte devem contratar jovens com idade entre 14 e 24 anos como aprendizes. Assim, milhares de jovens tiveram a oportunidade do primeiro emprego, dando continuidade aos seus estudos, e empresários puderam investir na formação de profissionais qualificados, alinhados aos valores de sua empresa.

 

Além de avaliar sempre o resultado e o impacto social de nossos projetos, incentivamos a cultura de avaliação no contexto do Investimento Social Privado. Afinal, evidências são essenciais para analisar cenários, desenhar soluções, corrigir rotas e celebrar conquistas. Além de apoiarmos o grupo de Avaliação do GIFE com outros associados, lançamos em português o livro “Avaliação: um Guia de Conceitos” do Michael Scriven, um dos mais relevantes teóricos da avaliação no mundo contemporâneo.

 

Assim, a Fundação Roberto Marinho celebra o ano de 2019, repleto de mudanças e desafios, mas também de muitas realizações. E olhamos para a frente, motivados por tudo que ainda é preciso fazer por nossas juventudes.
Seguimos juntos em 2020!