Cultivando Água Boa vence
Prêmio ONU Água para a Vida 2015
Publicada em: 1 de abril de 2015
O programa Cultivando Água Boa, de Itaipu Binacional, venceu o Prêmio ONU Água para a Vida, de 2015, na categoria “Melhores práticas em gestão da água”. É a primeira vez que o Brasil recebe este reconhecimento internacional, entregue nesta segunda-feira (30) na sede da ONU, em Nova York. Entre as ações do projeto vencedor está o Multicurso Água Boa, iniciativa da Fundação Roberto Marinho para formação de gestores de bacias hidrográficas.
O Multicurso Água Boa trabalhou com 700 técnicos de meio ambiente, líderes comunitários e professores de 29 municípios da Bacia do Paraná 3, para engajá-los na conservação dos recursos hídricos. Os participantes do programa fizeram um diagnóstico dos principais problemas das microbacias hidrográficas e elaboraram planos de ação para resolvê-los.
O prêmio
A 5ª edição do Prêmio ONU Água para a Vida teve como tema “Água e desenvolvimento sustentável”. O Brasil concorreu com outras 40 iniciativas de todo o mundo – foram sete projetos brasileiros inscritos. A América Latina e Caribe foram responsáveis pelo maior número de inscrições.
A premiação visa promover esforços para alcançar as metas internacionais de 2015 relacionadas aos recursos hídricos e estabelecidas nos Objetivos do Milênio, na Agenda 21, na Carta da Terra e no Plano de Implementação de Johanesburgo.