Notícias

A Cor da Cultura

Cultura negra nas escolas é tema
de debate no Educação 360

Published at: 10/09/2015

O Canal Futura participa do Encontro Internacional Educação 360, no próximo dia 12, com o debate “Reconhecimento da cultura negra nas escolas”. A partir da experiência do projeto A Cor da Cultura, o encontro, às 15h30, abordará a obrigatoriedade do ensino da história e da cultura afro-brasileiras nas escolas e a relevância de trabalhar a questão em sala de aula.  Quem não puder comparecer pode acompanhar o encontro pela transmissão ao vivo via Periscope e Twitter do Futura. O canal também fará a transmissão de outras mesas do Educação 360 pelo site www.futura.org.br. O encontro Educação 360 se realiza dias 11 e 12, na Escola Sesc de Ensino Médio, na Barra da Tijuca.

 

A Cor da Cultura - programa Livros Animados, do Futura
A Cor da Cultura: O programa “Livros Animados”, parte do projeto, exibido no Futura

 

O projeto A Cor da Cultura tem feito, desde 2004, produtos audiovisuais, formações de educadores, ações culturais e coletivas que visam valorizar o patrimônio cultural afro-brasileiro e dar visibilidade à contribuição da população negra à sociedade brasileira.  “Hoje em dia, há muitos materiais que apoiam os professores para a implementação da Lei 10.639/03. Um dos legados mais importantes do A Cor da Cultura é disponibilizar para o educador, gratuitamente, um kit com todo o conteúdo e a metodologia do projeto. Qualquer pessoa interessada pode fazer download do guia e reproduzir passo-a-passo a formação do A Cor da Cultura em suas instituições ou escolas”, explica Ana Paula Brandão, gerente de Mobilização e Articulação Comunitária do Canal Futura. O download do material do kit pode ser feito no site www.acordacultura.org.br e também está disponível na página de Publicações.

O projeto já formou mais de 9 mil educadores, em 170 municípios de 18 estados brasileiros, e entregou 11 mil kits pedagógicos a escolas públicas,  universidades, além de ONGs e instituições parceiras. No Estado do Rio, o A Cor da Cultura formou mais de 500 professores.

A Cor da Cultura é fruto de uma parceria entre o Canal Futura, a Petrobras, o Cidan – Centro de Informação e Documentação do Artista Negro, o MEC, a Fundação Palmares, a TV Globo e a Seppir – Secretaria de políticas de promoção da igualdade racial. Mais informações estão disponíveis no site , que também disponibiliza os conteúdos do kit para acesso e download gratuitos.

O Educação 360 tem o objetivo de compartilhar o maior número possível de visões e de experiências que vêm buscando atender às novas demandas da sociedade em relação ao ensino e aprendizagem. O evento é uma realização dos jornais O Globo e Extra, em parceria com o Sesc e a Prefeitura do Rio com apoio da TV Globo e do Canal Futura.

 

SERVIÇO

Reconhecimento da cultura negra nas escolas – Educação 360

Palestrante: Ana Paula Brandão – Mobilização Comunitária do Canal Futura

12 de setembro de 2015, de 15h30 às 16h30

Sala: O novo professor – as novas formas de ensinar