Energia que transforma

O Projeto Energia que Transforma é uma realização da Eletrobras, desenvolvido pelo Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), em parceria com a Fundação Roberto Marinho, e tem por objetivo integrar a temática Energia e Eficiência Energética ao currículo escolar, em sinergia com a nova Base Nacional Comum Curricular – BNCC, visando criar uma compreensão profunda dos vínculos da eficiência energética com o meio ambiente e a sustentabilidade, além de incentivar atitudes para a eficiência energética.

A ideia central é contribuir com iniciativas em curso no país, envolvendo professores e estudantes do segundo segmento do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, além de outros públicos que se interessarem em dialogar sobre geração e uso da energia.

Os materiais que compõem o kit Energia que Transforma incentivam a realização de projetos inter e transdisciplinares sobre a temática da eficiência energética. A proposta é incorporar os saberes e os conhecimentos originados na prática cotidiana dos envolvidos, apostando na interatividade e no lúdico para favorecer experimentações que promovam a construção coletiva de novos conhecimentos e de novas práticas sociais.

O kit inclui três séries televisivas; trinta podcasts; um game; Linha do Tempo interativa e três publicações que apresentam conteúdos e situações pedagógicas. Essa diversidade de meios pretende promover uma visão ampla e plural sobre eficiência energética e incentivar aprendizagens sintonizadas com a BNCC, com os desafios da sociedade contemporânea e com os interesses das diversas culturas juvenis, investindo no seu potencial de criar novas formas de existir e atuar.

Energia que Transforma é uma metodologia para a promoção do Procel nas Escolas, uma das ações do Procel Educação, que, dentre outros objetivos, promove o tema eficiência energética nos diversos níveis de ensino, em articulação com instituições de diferentes setores.

Leia as avaliações realizadas nos anos de 2013, 2014 e 2015.