Museu do Futebol

Mais do que um espaço dedicado ao esporte, o Museu do Futebol é um passeio pela história do povo brasileiro. Criado como uma sequência de experiências lúdicas, o museu segue três conceitos: emoção, história e diversão. Visitá-lo é descobrir como o futebol ajudou a formar a identidade brasileira – e como a cultura brasileira ajudou a transformar o futebol.

 

O Museu do Futebol leva o visitante a rever e se emocionar com craques de todas as épocas, jogadas magistrais, conquistas e decepções esportivas, unindo a reflexão sobre a evolução político-social do país à paixão pelo esporte.

A arquitetura original do Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, o Estádio do Pacaembu, é preservada e destacada. Inaugurado em 1940, o estádio é considerado um dos mais bonitos do Brasil. Construído no avesso da arquibancada, o museu exibe as estruturas do estádio, o que garante forte caráter simbólico ao espaço.

Entre as experiências, o público ouve narrações de locutores de rádio em momentos históricos, como o ‘Maracanazo’ de 1950; revê a participação do Brasil em todas as Copas do Mundo – e o pano de fundo histórico de cada época – e sente a vibração das torcidas de todo o país.

Inaugurado em 2008, o museu é uma iniciativa da Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e da São Paulo Turismo, e do Governo do Estado de São Paulo, com concepção e realização da Fundação Roberto Marinho.

Saiba mais

Museu do Futebol prepara programação especial para o Dia dos Pais
Com abertura em 29/09, a mostra traz a emoção do clássico em instalações audiovisuais e objetos do cotidiano.
Em clima de Copa do Mundo, exposição “A Primeira Estrela” celebra 60º aniversário da conquista de 1958

Parceiros na implementação do museu, inaugurado em 2008