Produção e Implementação

RELATÓRIOS DE ATIVIDADES 2022

LED - PRODUÇÃO
E IMPLEMENTAÇÃO

APRENDIZ LEGAL
QUANDO APRENDER NA PRÁTICA É MAIS QUE LEGAL

O Aprendiz Legal é destinado a todos os jovens entre 14 e 24 anos, principalmente o público mais vulnerável, e tem como foco a preparação e a inserção de jovens no mundo do trabalho, apoiado na Lei da Aprendizagem (10.097/2000), tendo como propósito garantir o primeiro emprego, protegido pelas leis trabalhistas e combater a evasão escolar e o trabalho infantil.

O programa é conduzido por uma metodologia pensada para integrar o conhecimento adquirido em encontros de formação teórica com o conhecimento prático profissional dentro de uma empresa, envolvendo a experiência do trabalho como eixo condutor. Com o objetivo de formar cidadãos autônomos, os jovens são preparados para a transição entre a escola e o trabalho, desenvolvendo, assim, sua postura crítica e criativa. A prática é o objetivo principal do currículo do aprendiz, e ela se desenvolve guiada pelas diretrizes da Lei de Aprendizagem e pelos pressupostos pedagógicos da METODOLOGIA TELESSALA. A Metodologia trabalhada apresenta um currículo relevante para as práticas sociais/culturais, tendo em vista uma inclusão produtiva e que adota formas adequadas de motivar e valorizar o aprendizado a partir de problematização de conteúdos, leitura de mídias, socialização e construção coletiva de conhecimentos.

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    VALOR DO ORÇAMENTO
    não houve repasse de recursos públicos

  • NÚMERO DE APRENDIZES:
    24.975 (dez/22).

  • NÚMERO DE INSTRUTORES
    DE APRENDIZAGEM:
    310.

  • NÚMERO DE ANALISTAS
    PEDAGÓGICAS:
    29.

  • PARCERIAS:
    CIEDS, CIEE/MG, CIEE/PE, CIEE/RS, GERAR, CIEE/SP, CIEE/RJ.

  • ABRANGÊNCIA:
    7 estados.

  • PÚBLICO-ALVO:
    Jovens de 14 a 24 anos.

  • ORIGEM DE RECURSOS:
    privada.

SAIBA MAIS

CLASSES ABERTAS
DISCUTIR PARA CONSTRUIR

Iniciativa da Fundação Roberto Marinho, a série de debates Classes Abertas promove encontros formativos virtuais, no YouTube do Futura, com base na agenda da educação e as causas da atualidade. Em 2022 foram realizadas 3 edições com transmissões ao vivo no YouTube do Futura. CONFIRA aqui: https://www.youtube.com/playlist?list=PLNM2T4DNzmq7v_sXRwmfKW-ouRhuxqm1Y

SAIBA MAIS

CO.LIGA
ECONOMIA CRIATIVA
É MAIS QUE TENDÊNCIA

A co.liga, fruto da união entre a Organização de Estados Ibero-americanos para
a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) e FRM, é uma escola digital focada em
Economia Criativa, que se estabelece como uma plataforma em rede que produz
e distribui conteúdo educacional direcionado para formação, informação e
empregabilidade. O público prioritário são as juventudes brasileiras em
vulnerabilidade econômica e social, especialmente entre 16 e 29 anos, em todo
o território brasileiro. A escola é um espaço de fortalecimento de redes e tem o
objetivo de conectar juventudes, profissionais e empresas, oferecendo formação
e também oportunidades de geração de renda, com o objetivo de fomentar a
inclusão produtiva das juventudes no mercado de trabalho.
Acesse em: https://coliga.digital/

DE JANEIRO A DEZEMBRO DE 2022,
A CO.LIGA ALCANÇOU OS
SEGUINTES RESULTADOS:

+ de 22.000

inscritos na plataforma;

+ de 15.800

estudantes matriculados;

+ de 4.800

matrículas certificadas;

Está presente em

+ de 2.000

municípios brasileiros.

Possui estudantes nos
26 Estados do Brasil e DF,
além de em sete outros países (Angola, Cabo Verde, Espanha, Estados, Unidos, Guiné Bissau, Moçambique e Portugal);

SAIBA MAIS

CO.LIGA
PROJETO MEU OLHAR

O Projeto Meu Olhar, em parceria entre OEI e FRM, Spcine, tem o objetivo de oferecer formação gratuita para 1.000 jovens e fomentar a produção de curtas-metragens de 120 desses estudantes, com o apoio de uma bolsa-realização de R$ 3.000,00.

SAIBA MAIS

CO.LIGA
PROJETO RECRIAR

O Projeto Recriar é um programa de qualificação
técnica para o desenvolvimento de habilidades
empreendedoras e de inovação, mentorias e
aceleração de negócios, com foco na Economia
Criativa das periferias da cidade de São Paulo.
Iniciativa da OEI, com realização da FRM e Prefeitura
da Cidade de São Paulo, por meio da ADE SAMPA,
agência vinculada à Secretaria Municipal de
Desenvolvimento Econômico e Trabalho.

SAIBA MAIS

CRESCER SEM
VIOLÊNCIA
INTEGRIDADE,
ACOLHIMENTO E
DIGNIDADE.

É durante a infância e a adolescência que formamos e
desenvolvemos grande parte da estrutura física, emocional,
afetiva, cognitiva e social dos indivíduos.
Os esforços da família, comunidade, instituições e do estado
em assegurar os direitos das crianças e dos adolescentes são
fundamentais para garantir a dignidade da vida e uma
sociedade mais justa.
Nesse contexto, desde 2009, a FRM visibiliza e apoia iniciativas
de combate às diferentes formas de violências contra crianças
e adolescentes em ações nos territórios e nas diferentes telas
do Futura, por meio do projeto CRESCER SEM VIOLÊNCIA.

Distribuição da série
“Que Corpo É Esse?”

37.300.000

de expectadores na TV (Pesquisa Datafolha realizada em setembro de 2022).

+ 654.000

visualizações no YouTube.

+ 3.000.000

visualizações no Facebook.

+ 90.000

visualizações no IGTV.

5.000

visualizações do TikTok.

Além da distribuição, a FRM, em 2022,
promoveu ações de articulação,
campanhas e oficinas de sensibilização.

SAIBA MAIS

MALETA FUTURA
CONTEÚDO NA BAGAGEM

Para que o conteúdo do Futura chegue mais perto das comunidades e possa ser efetivamente utilizado por redes e movimentos que, em todo o Brasil, empenham-se na transformação social, o Canal investe na implementação de projetos através da sua rede de mobilização e articulação comunitária. O conteúdo do Canal tem se revelado um material de grande utilidade e relevância para redes, organizações da sociedade civil e entes públicos.

SAIBA MAIS

MALETA JUVENTUDES

Lançada no segundo semestre de 2017, a Maleta tem como objetivo difundir e defender a cultura de direitos das juventudes brasileiras. Ao longo de dois anos de implementação, de diálogo, interação e formação com atores que atuam com as juventudes, tivemos o privilégio de apoiar e acompanhar, através da promoção das políticas públicas, diferentes trajetórias pessoais e projetos de vida de jovens brasileiros.

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MALETA CONVIVER

Inspirada na potência que surgem dos encontros plurais e diversos, a Maleta Conviver quer colaborar como mapa, bússola e farnel junto às instituições, cocriando suas próprias trajetórias, caminhos e descobertas a partir do conviver. Com textos acessíveis baseados nos preceitos da comunicação não violenta e proposições colaborativas, a Maleta Conviver é uma possibilidade de encontros com sentidos. Um diálogo construtivo e provocador entre o acervo e propostas do Futura com as práticas compartilhadas de organizações sociais, culturais e educacionais e as comunidades com as quais elas se relacionam, amplificando histórias e trocando conhecimentos desenvolvidos.

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DIZ AÍ
DIÁLOGO É TROCA

Uma articulação entre a Fundação Roberto Marinho, Universidades e Organizações da Sociedade Civil, onde o audiovisual é uma ferramenta para a promoção de espaços democráticos de diálogos e trocas entre as juventudes.

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DIZ AÍ
JUVENTUDES TRANSFORMADORAS

Fruto de uma parceria com a Ashoka Empreendedores Sociais, o Projeto Diz Aí Juventudes Transformadoras quer amplificar as vozes dos jovens e estimular a participação no processo democrático. Consiste em uma formação audiovisual para jovens estudantes, que instiga possibilidades de transformação social em suas comunidades, ao mesmo tempo em que os instrumentaliza para contar e disseminar histórias que engajam no processo de participação democrática.

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SEMINÁRIO
INTERNACIONAL
DE EDUCAÇÃO
PROFISSIONAL
“O QUE MUDAR NA
EDUCAÇÃO HOJE PARA O
FUTURO DO TRABALHO?”

As transformações no mundo do trabalho foram aceleradas pela pandemia, com a transição cada vez mais veloz para um cenário marcado pela automação, a digitalização e a inteligência artificial. Diante deste desafio, quais são as melhores estratégias para qualificação, requalificação e redistribuição da força de trabalho no Brasil, a fim de garantir que essa transição seja inclusiva e de construir uma economia sustentável pós-pandemia?

SAIBA MAIS

SEMINÁRIO INTERNACIONAL
SESI DE EDUCAÇÃO

Trabalhar o pensamento crítico aliado à educação tecnológica e à inovação, como possibilidade de imaginar futuros possíveis, é um dos grandes desafios da educação hoje. Para responder a esse desafio o Seminário Internacional SESI de Educação: Pensamento Crítico e Inovação, parceria do SESI com o Canal Futura, reuniu educadores, especialistas e gestores para debater e compartilhar boas práticas, no dia 4 de agosto, no Píer Mauá, no Rio de Janeiro.

SAIBA MAIS

TECENDO O SABER – ALFABETIZAÇÃO
E FAMÍLIA

CONHECIMENTO
PARA VENCER A VULNERABILIDADE

Programa de escolarização básica para cerca de 100 estudantes, moradores do município de Cavalcante (GO) e comunidades quilombolas, divididos em até cinco turmas, com duração prevista de até dez meses, utilizando a Metodologia Telessala e os materiais didáticos do “Tecendo o Saber”. O município de Cavalcante (GO), localidade escolhida para o desenvolvimento de ações do Projeto “Tecendo o Saber – Alfabetização e Família” em parceria com a Fundação Roberto Marinho, encontra-se no nível 2 de vulnerabilidade social (nível alto). Considerando essa realidade, a experiência da Fundação em projetos de educação de jovens e adultos e o interesse da Secretaria de Educação do Estado de Goiás em implantar um projeto de EJA no município de Cavalcante (GO), tomamos a iniciativa de procurar o Instituto Humanize e solicitar o seu apoio para a implantação do “Tecendo o Saber”.

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TELECURSO
UM CAMINHO PEDAGÓGICO
SEM VOLTA

Incluir para transformar, inovando e requalificando o trabalho pedagógico no atendimento aos/às estudantes matriculados/as na Rede Municipal ou Estadual de Educação em distorção idade-ano. A Metodologia Telessala, desenvolvida pela FRM, vem consolidando resultados significativos, ao longo de duas décadas, em todo o Brasil, no enfrentamento do desafio da distorção idade-ano escolar, viabilizando a conclusão da escolaridade básica de inúmeros estudantes e promovendo a inclusão, com qualidade, no mundo do trabalho e da cidadania.Esses bons resultados do uso dessa Metodologia, em diversos estados e municípios do País, justificam sua escolha como solução pedagógica para ser somada aos esforços das Secretarias de Educação na estruturação de uma política de correção de fluxo com qualidade.

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TELECURSO CARIOCA I

Programa de Correção de Fluxo para estudantes com defasagem idade-ano matriculados nos anos finais do Ensino Fundamental, na rede municipal do Rio de Janeiro. A implementação do Projeto, em parceria com a Secretaria de Educação do Rio de Janeiro, prevê a transferência da Metodologia Telessala para:

574
educadores envolvidos no Programa Carioca I

9.076
estudantes atendidos

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TELECURSO SALVADOR
PROGRAMA CHEGANDO JUNTO

Implementação de um Programa de Regularização de Fluxo por meio da parceria entre a Fundação Roberto Marinho e a Secretaria Municipal de Educação de Salvador, visando formar e acompanhar educadores/as na Metodologia Telessala –
Incluir para Transformar, inovando e requalificando o trabalho pedagógico no atendimento aos/às estudantes matriculados/ as na Rede Municipal de Educação em distorção idade-ano.
São beneficiados 4.760 estudantes do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Salvador, em situação de distorção idade-ano.

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TELECURSO PERNAMBUCO
PROJETO TRAVESSIA

O Programa de Correção de Fluxo do Estado de Pernambuco vem realizando etapas de correção de fluxo por meio da transferência da Metodologia Telessala desde 2007 para atendimento ao Ensino Médio e desde 2009 para atendimento ao Ensino Fundamental – anos finais, tendo em vista a redução dos índices de distorção idade-ano na Rede Pública Estadual nessas etapas de Ensino. Observa-se que há mais de uma década os índices de Pernambuco relativos às taxas de distorção na Educação Básica, no que diz respeito às séries finais do Ensino Fundamental e ao Ensino Médio, apresentam uma queda contínua, demonstrando que o empreendimento de esforços para superar esses desafios vem resultando num histórico de grande sucesso.

SAIBA MAIS

TELECURSO ESTEIO
HORIZONTES

Programa de Correção de Fluxo para estudantes com defasagem idade-ano matriculados nos anos finais do Ensino Fundamental, na rede municipal de Esteio. A implementação do Projeto, em parceria com a Secretaria de Educação de Esteio, prevê a transferência da Metodologia Telessala para 17 educadores envolvidos no Programa Horizontes/ Telecurso Esteio e atendimento a 200 estudantes.

SAIBA MAIS

TELECURSO GOIÁS
APRENDER PARA AVANÇAR

A parceria entre a Fundação Roberto Marinho e a Secretaria de Estado de Educação de Goiás envolve um conjunto de ações do campo educacional que se referem a gestão pedagógica, currículo e metodologias de ensino distintas do que é habitualmente utilizado no chamado ensino regular. São beneficiados 1.264 estudantes Ensino Fundamental da Rede Estadual de Ensino de Goiás, em situação de distorção idade-ano.

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