Olímpia foi declarada como Capital Nacional do Folclore pela Lei Federal n. 13.566, de 21 de dezembro de 2017. Este reconhecimento foi resultado do trabalho pioneiro realizado pelo professor José Sant’Anna de ensino do folclore na rede municipal, que se ampliou e tornou-se um dos mais importantes festivais de folclore do País. O município também tem como integrante de seus aparatos culturais o notório Museu de História e Folclore “Maria Olímpia”, que hoje é considerado um dos mais completos do Brasil, cujo acervo remonta a cerca de 3 mil peças.
Reconhecendo essa importância e preocupando-se com a adequação desse museu, a Secretaria Municipal de Turismo e Cultura do Município de Olímpia, considerando a notória especialização da FRM na concepção e execução de projetos de valorização do patrimônio cultural brasileiro e mais especificamente na implantação de museus experienciais e tecnológicos, convidou, em julho de 2022, a FRM para a apresentação de proposta para o desenvolvimento da conceituação e concepção do projeto do novo Museu do Folclore de Olímpia.
Desenvolvimento do Projeto Básico de
Conteúdo, considerando as premissas
de acessibilidade e educativo.
Desenvolvimento do Projeto Básico de
Expografia, considerando as premissas
de acessibilidade e educativo.
Compatibilização do Projeto de
Conteúdo e Projeto Expográfico com o
Projeto Arquitetônico desenvolvido
pela Prefeitura de Olímpia para o Museu do Folclore.
O projeto do novo Museu da Imagem e do Som é uma realização do Ministério da Cultura e do Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Cidades, concebido e implantado em parceria com a Fundação Roberto Marinho. O Museu tem como patronos o Grupo Globo, Natura e Grupo Itaú Unibanco; como patrocinadores a Vale, IBM, Ambev e Light, e como apoiadores o Instituto Votorantim e a NHJ do Brasil – por meio de recursos próprios, Lei Federal e Estadual (ICMS/ RJ) de Incentivo à Cultura.
O Rio de Janeiro sempre reuniu boa parte da criação e da indústria cultural brasileira. A nova sede do Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro propõe ao visitante um passeio pela história cultural dessa cidade conhecida e cantada no mundo inteiro por meio de seu carnaval, sambas, choros, MPB e bossa nova. Instalado à beira-mar, em plena Avenida Atlântica, o MIS é o Museu da identidade carioca. Sua concepção arquitetônica propõe um prédio que, numa representação gráfica, é uma reprodução do famoso calçadão do bairro, dobrado e transformado em um boulevard vertical.