Futura

Futura

É NO FUTURA QUE A GENTE SE ENCONTRA

No ano de 2023, tivemos conquistas importantes com as produções audiovisuais do Futura e nossas redes de mobilização social no combate às desigualdades, sobretudo no campo da educação.

Ao longo do ano, o Futura participou de diversos eventos com curadoria de conteúdo, representação institucional e transmissão em nossas plataformas digitais e no Globoplay.

  • Prêmio Neide Castanha de Direitos Humanos Vencedor na categoria Comunicação Digital
  • Emmy Awards Indicação do programa Quintal TV como finalista na categoria Kids Factual

O Canal Futura está ativo desde 1997, o que significa que já são quase 27 anos de existência. O Futura mantém parcerias com várias instituições, entre elas a Globo, as mantenedoras FIESP/SESI-SP/SENAI-SP, SESI-DN/SENAI-DN, Fundação Itaú, Fundação Bradesco, Sebrae, a rede de universidades e com agentes estratégicos em agendas prioritárias nas áreas de educação, comunicação e cultura.

  • 37 milhões Pessoas com 16 anos ou mais impactadas
  • 6,5 milhões Crianças e adolescentes impactadas
  • 1,3 milhões Educadores impactados
  • 40 autores participaram em parceria da organização do livro Mídias educativas e impacto social: as redes

SITE E PLATAFORMAS DIGITAIS

A jornada da transformação digital do Futura acompanha os principais movimentos e tendências da comunicação, da educação e das manifestações culturais no Brasil e no mundo. Nesse sentido, a página oficial do Futura na internet tem um foco institucional e informativo, que contempla diferenciais de consumo.

  • +1 milhão Acessos segundo o Google Analytics
negritude

REDES SOCIAIS E ATIVAÇÃO DIGITAL

O Canal Futura é conhecido por produções audiovisuais e digitais que contribuem para uma educação básica de qualidade e uma sociedade inclusiva para todas e todos. Desde 2020, o canal vem intensificando a identificação de oportunidades de diálogo com audiências no ambiente digital.

  • 300 mil Seguidores no TikTok
  • 35.250.000 Visualizações de vídeos do TikTok
  • 2.589.000 Curtidas nos vídeos do TikTok

UNIVERSIDADES PARCEIRAS E JORNALISMO EDUCATIVO

Em 2023, o Canal Futura fortaleceu sua rede de universidades parceiras, lançando novos conteúdos colaborativos. A série Sou, que celebra a cultura popular e regional do Nordeste, é um dos destaques, incluindo episódios como “Sou Cultura Popular”, “Sou Carimbó” e “Sou Palhaço”. Encontros de Jornalismo em Rede foram realizados no campus da UFF, no Rio de Janeiro, e nas instalações da UFPE, em Pernambuco, proporcionando intercâmbio e capacitação profissional em parceria com a COGECOM e a Andifes.

Público beneficiado

  • Jovens de 15 a 29 anos das classes C, D e E
  • Estudantes do ensino fundamental II, médio e EJA
  • Educadores
  • Parceiros atuais e potenciais, fortalecendo e expandindo alianças

CAMPANHA INSTITUCIONAL

Em 2023, realizamos diversas rodadas de reflexão com os times de comunicação para definir o novo conceito da campanha institucional do Futura. Assim, chegamos a uma proposta baseada em MOVIMENTOS, ENCONTROS E TRANSFORMAÇÃO.

Saiba mais sobre a campanha movimento encontro transformação

CURSOS AUTOFORMATIVOS ONLINE PARA EDUCADORES

Criada em 2020, no contexto da pandemia de Covid-19, a área de cursos do Futura tem como objetivo oferecer cursos de formação continuada, voltados para profissionais da educação, com o intuito de colaborar com as transformações da educação. Ao todo, são 34 cursos disponíveis, dos quais quatro foram lançados em 2023, como fruto de uma parceria com o SESI-DN e o SENAI-DN.

  • 11.796 Público beneficiado
  • 7.867 Fizeram cursos nas temáticas de Educação Básica, Professores e Educação Profissional
  • 3.929 Fizeram cursos nas temáticas de Mobilização Digital e Mídias Educativas
Saiba mais sobre os cursos

eventos

RIO INNOVATION WEEK

O Rio Innovation Week é um importante evento sobre tecnologia e inovação, no qual foi constituído um espaço colaborativo da co.liga com a Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) para a mobilização da escola e do Museu de Arte do Rio.

  • 400 Beneficiados
  • 155 mil Público indireto

flup 2023

No ano de 2023, a Fundação, por meio do Futura, lançou um edital em parceria com a Festa Literária das Periferias (FLUP), intitulado “Slam de Cria”, que contou com 240 inscritos, de todas as regiões do Brasil, com o objetivo de selecionar participantes para realizarem um percurso formativo online em poesia falada, durante um mês.

  • 240 Pessoas participantes do edital
  • 25 mil Pessoas presentes durante os nove dias de festival
negritude

negritudes

Projeto da Globo criado para debater, durante todo o ano e em diversas plataformas, novas narrativas pretas no audiovisual. Por meio de rodas de conversas, em eventos e redes sociais, são discutidas formas de se produzir mais conteúdo cultural sob a perspectiva de pessoas negras.

  • 55 Convidados, entre palestrantes e apresentadores
  • 15h de conteúdo
  • 24 Profissionais beneficiados com mentoria
  • 3 mil Participantes do evento

festival led

Uma iniciativa que visa iluminar e disseminar práticas inovadoras em educação, reconhecendo quem está revolucionando o futuro do setor no Brasil hoje.

O Projeto é realizado em parceria com a Globo, e conta com o apoio da Claro, Estácio, Fundação Bradesco, Prefeitura do Rio, Instituto Latinidades, Ashoka, Educamídia (Palavra Aberta), AprendiZAP, Instituto Ayrton Senna, Alana, Árvore, Museu do Amanhã, Museu de Arte do Rio, Glocal, Acnur, OEI, co.liga, Escola de Gente e startups.

PRÊMIO LED 2023

  • R$ 1,3 milhão em prêmios distribuídos a sete beneficiários
  • 2.301 Inscritos na 3ª edição

DESAFIO LED 2023

  • R$ 300 mil em prêmios distribuídos a cinco 5 beneficiários
  • 1.304 Inscritos na 2ª edição

festival LED 2023 (2ª edição)

  • 6 mil Público presencial
  • 280 mil Público ao vivo no streaming
  • 327 pessoas participantes das dez oficinas gratuitas
  • festival LED 2023 (2ª edição)

    27 milhões audiência
  • comunidade de led

    1.497 inscritos
  • AÇÕES EM EVENTOS DE PARCEIROS

    10.934 Pessoas impactadas
Mulheres

Festival Mulheres do Mundo – WOW

O Festival Mulheres do Mundo – WOW (Women of the World) nasceu em Londres, em 2010, e já se espalhou por 23 países.

A curadoria do Festival WOW no Rio de Janeiro é realizada pela Redes da Maré. O Festival foi realizado nos dias 27 a 29 de outubro de 2023 em diferentes locais: Museu do Amanhã, Museu de Arte do Rio, Praça Mauá e Armazém 1 (Praça Mauá). O Futura transmitiu os debates realizados no auditório do Museu do Amanhã durante os três dias do Festival no Youtube do Canal.

  • 5.000 Pessoas presentes no Museu do Amanhã durante os três dias de evento
  • 3.980 Visualizações no canal do Futura no Youtube até 7 de janeiro de 2024

Pesquisa e avaliação do Futura

A imagem do Futura entre os diferentes públicos é extremamente positiva pelos seguintes aspectos: credibilidade e confiança; qualidade (produção, imagem, visual/layout); pluralidade (é diverso, tem variedade de programação e de conteúdos); e utilidade (disponibilidade dos temas de interesse de quem acessa o Futura). A identidade visual é mencionada como de boa qualidade e moderna, com cores e formas que chamam a atenção dos espectadores.

Mobilização e implementação de conteúdos do Futura

CRESCER SEM VIOLÊNCIA

É durante a infância e a adolescência que formamos e desenvolvemos grande parte de nossa estrutura física, emocional, afetiva, cognitiva e social. Os esforços da família, comunidade, instituições e do Estado para assegurar os direitos das crianças e dos adolescentes são fundamentais para garantir a dignidade da pessoa humana e uma sociedade mais justa. No ano de 2007, a Fundação Roberto Marinho assumiu o compromisso de contribuir nesse sentido com a criação do projeto Crescer Sem Violência, parceria com a Childhood Brasil e o Unicef, que tem por objetivo sensibilizar, prevenir, identificar, notificar e enfrentar os diferentes tipos de violências contra crianças e adolescentes, em especial violências sexuais.

Ao longo do ano de 2023, a Freedom Fund, Suzano Celulose e Intercement Brasil também apoiaram o desenvolvimento do projeto, enquanto as equipes do Canal Futura acompanharam diversas agendas ligadas ao tema das violências contra crianças e adolescentes, sexualidade e autoproteção em todo o Brasil, com exibição das séries do projeto Crescer Sem Violência. Ao todo, foram 11 apresentações da série em palestras, seminários e apresentações, em Pernambuco, Rio de Janeiro e Brasília.

  • Prêmio Neide Castanha de Direitos Humanos A campanha #EmCasaSemViolencia, que integra as estratégias do Crescer Sem Violência de mobilização da sociedade, foi vencedora na categoria Comunicação Digital

Alcance da série Que corpo é esse?

  • 570 Exibições no Canal Futura em 2023
  • Série do Canal Futura mais assistida em 2023 na plataforma de streaming do Globoplay
  • Conteúdo disponibilizado em audiodescrição e libras nas plataformas de streaming
  • 1º lugar Vídeos mais vistos do perfil do Futura no TikTok nos meses de julho, setembro, outubro e novembro
  • +1.136.000 Visualizações no Youtube
    +3 milhões Visualizações no Facebook
  • +290 mil Visualizações no IGTV
    8,1 milhões Visualizações da hashtag #quecorpoéesse no TikTok

Pesquisa e avaliação do Crescer Sem Violência

Avaliação do impacto do Crescer Sem Violência

O projeto tem como objetivo examinar o impacto do projeto Crescer Sem Violência sobre o risco de exploração sexual de adolescentes, e conta com parcerias importantes, incluindo a University College London, a Universidade Católica de Pernambuco e o Freedom Fund.

Monitoramento do Crescer Sem Violência – Olinda (PE)

O monitoramento do projeto tem como objetivo acompanhar os indicadores de (i) uso do kit e dos conteúdos do Crescer Sem Violência, (ii) perfil das instituições participantes da formação, e (iii) avaliação das instituições participantes na formação sobre: (a) contribuições da formação; (b) contribuições do projeto para a prática profissional; (c) contribuições e adequação dos conteúdos para o público envolvido; e (d) qualidade e uso dos conteúdos.

  • 10 em cada 10 Recomendam o Crescer Sem Violência: NPS (Net Promoter Score) 100 – Zona de Excelência
  • 9 em cada 10 Participantes perceberam muitas contribuições da formação
  • 95% Dos participantes monitorados declararam que a metodologia da formação trouxe grande contribuição para promover aprendizado
  • 94% Dos participantes das formações usaram o material do Crescer Sem Violência em 2022
  • 91% Dos participantes avaliaram a ampliação de conhecimento sobre autoproteção e direito ao corpo com notas 9 e 10
  • 92% Dos participantes monitorados declararam que a formação trouxe grande contribuição para fortalecer a prática profissional
  • 89% Dos participantes monitorados avaliam a ampliação e o fortalecimento da rede de proteção com notas 9 e 10
  • 85% Dos participantes avaliaram a ampliação de conhecimento sobre prevenção e combate às violências com notas 9 e 10

Maleta Futura

O Maleta Futura é composto de uma seleção do acervo audiovisual mais recente e instigante do Canal Futura e indicações de outras fontes (filmes, documentários, sites etc.) com ênfase no recorte temático dos programas, valorizando o potencial provocador e reflexivo do acervo. Somam-se a esse material textos inéditos e produtos lúdicos desenvolvidos para auxiliar nas ações de mobilização das instituições contempladas. A Maleta é apresentada às instituições sociais e educacionais de referência ligadas às redes das quais o Futura participa. Líderes comunitários e educadores incluem o trabalho pedagógico do Maleta Futura em suas atividades rotineiras, potencializando suas ações socioeducativas.

  • 7 edições Foram implementadas entre 2007 e 2022
  • 322 Instituições articuladoras foram mobilizadas
  • 10.934 Instituições foram contempladas com o material, que chegou a todos os estados brasileiros
Mulheres

Maleta conviver

Inspirada nos encontros plurais e diversos, a Maleta Conviver quer colaborar como mapa, bússola e farnel junto às instituições, cocriando suas próprias trajetórias, caminhos e descobertas a partir do conviver. Com textos acessíveis baseados nos preceitos da comunicação não violenta e em proposições colaborativas, a Maleta Conviver é uma possibilidade de encontros com sentidos, um diálogo construtivo e provocador entre o acervo e propostas do Futura com as práticas compartilhadas de organizações sociais, culturais e educacionais e as comunidades com as quais elas se relacionam, amplificando histórias e trocando conhecimentos desenvolvidos.

  • 650 Intuições fidelizaram parceria até 2025 mediante termo de cooperação
Saiba mais

diz aí

Diz Aí é uma articulação entre a Fundação Roberto Marinho, universidades e organizações da sociedade civil, na qual o audiovisual é uma ferramenta para a promoção de espaços democráticos de diálogos e trocas entre as juventudes. O projeto nasceu em 2008 e, desde então, várias edições foram realizadas, como destacado em outros relatórios de atividades da Fundação Roberto Marinho. No ano de 2022, uma nova parceria foi firmada com a Ashoka Empreendedores Sociais para a realização de mais uma edição do projeto, o Diz Aí Juventudes Transformadoras.

DIZ AÍ JUVENTUDES TRANSFORMADORAS

O projeto Diz Aí Juventudes Transformadoras deseja amplificar as vozes dos jovens e estimular sua participação no processo democrático. O projeto, realizado em 2022, com a série lançada em 2023, consistiu em uma formação audiovisual para jovens estudantes, que instigou possibilidades de transformação social em suas comunidades, ao mesmo tempo em que os instrumentalizou para contar e disseminar histórias que engajam no processo de participação democrática.

  • 41 jovens
  • 6 Estados
  • 6 Produções audiovisuais frutos das oficinas realizadas pelas juventudes e coletivos de audiovisual
  • Top 10 Dos programas do Futura mais vistos no Globoplay no dia da estreia e Top 20 dos programas do Futura mais assistidos na semana seguinte
Saiba mais
Mulheres

geração futura

O projeto Geração Futura Juventudes é uma iniciativa da Fundação Roberto Marinho/Canal Futura que oferece a estudantes de comunicação social de suas universidades parceiras a oportunidade de se aproximarem da mídia televisiva, oferecendo-lhes o conhecimento necessário à construção de um modelo de produção para o Canal. Trata-se de um conjunto de ações desenvolvidas para incorporar na linguagem audiovisual a experiência, o saber e o olhar do jovem, estabelecendo um permanente diálogo entre produtores de TV e seu público.

  • 36 Estudantes universitários passaram por workshops durante duas semanas
  • 498 Estudantes universitários passaram por workshops durante duas semanas
  • 367 Vídeos produzidos desde 2006 e veículados na grade do Futura
  • 5 Regiões brasileiras
Saiba mais

CIÊNCIA PARA TODOS

O projeto Ciência para Todos é uma iniciativa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e da Fundação Roberto Marinho, por meio do Canal Futura, para a divulgação científica e o engajamento da sociedade com a ciência e suas aplicações na educação e na vida cotidiana.

  • 36 Estudantes universitários passaram por workshops durante duas semanas
  • 498 Estudantes universitários passaram por workshops durante duas semanas
  • 367 Vídeos produzidos desde 2006 e veículados na grade do Futura
  • 5 Regiões brasileiras
Saiba mais
Mulheres

co.educa

Lançada em novembro de 2023, a co.educa é uma plataforma digital, gratuita e acessível, que organiza e distribui materiais para educadores e estudantes. Uma midiateca de socialização de conhecimentos, possibilidades e perspectivas educacionais, reunindo, para isso, um amplo acervo do Canal Futura e da FAPESP, além de outros parceiros.

2ª TEMPORADA DA SÉRIE CIÊNCIA PARA TODOS

O Ciência para Todos também tem uma série documental que mostra como as pesquisas científicas do estado de São Paulo são importantes e afetam diretamente nossas vidas. Com estreia em 2023, a segunda temporada apresentou, em 13 episódios, o que está sendo desenvolvido em pesquisas científicas financiadas pela FAPESP das mais variadas áreas e assuntos.

2ª EDIÇÃO DO PRÊMIO CIÊNCIA PARA TODOS

O Prêmio Ciência para Todos foi criado com o objetivo de premiar pesquisas realizadas por estudantes orientados por professoras e professores da rede pública de educação básica do estado de São Paulo e que promovam a investigação científica e a valorização da ciência em todas as áreas do conhecimento.

Saiba mais

EDITAL COMUNICAR CIÊNCIA

A iniciativa prevê a concessão de bolsas de estudo para estudantes de graduação atuantes em projetos de pesquisas vinculados a universidades públicas e privadas do estado de São Paulo, coordenados por um professor pesquisador-responsável, que será encarregado pela manifestação de interesse no edital. No ato da inscrição, o professor pesquisador-responsável precisa estar vinculado aos Centros de Pesquisa da FAPESP e submeter os projetos de divulgação científica, indicando o nome de uma dupla de estudantes que será beneficiada com as bolsas. Cada projeto deverá contemplar a entrega de três produtos no período de seis meses de bolsa.