pesquisa e avaliação
PLATAFORMA QEDU JUVENTUDES E TRABALHO
Conhecer a realidade das juventudes brasileiras é o primeiro passo para trabalhar em prol da garantia de seus direitos. Pensando nisso, a Fundação Roberto Marinho e o IEDE (Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional), gestor das plataformas QEdu, em parceria com o Itaú Educação e Trabalho, desenvolveram o QEdu Juventudes e Trabalho, reunindo um amplo conjunto de indicadores com o objetivo de apresentar um panorama das diferentes juventudes brasileiras, a situação educacional e a inserção no mundo do trabalho.
Saiba maisPESQUISA JUVENTUDES FORA DA ESCOLA SEM A EDUCAÇÃO BÁSICA
Uma pesquisa inédita, realizada entre agosto de 2023 e janeiro de 2024, que busca aprofundar a compreensão sobre a realidade dos jovens brasileiros entre 15 e 29 anos que não estão matriculados na escola e não concluíram a educação básica. Em 2022, 9,8 milhões de jovens encontravam-se nessa situação.
Saiba maisPESQUISA ENSINO MÉDIO REGULAR NOTURNO: REFLEXÕES, DESAFIOS E PERSPECTIVAS
A pesquisa Ensino médio regular noturno: reflexões, desafios e perspectivas, realizada pelo Instituto FEFIG em colaboração com a Fundação Roberto Marinho e o apoio do Itaú Educação e Trabalho, buscou compreender as dinâmicas do ensino médio noturno regular (EM-N). O estudo abrangeu uma revisão bibliográfica, análise de dados secundários sobre matrículas e perfis de estudantes, entrevistas com especialistas e grupos focais com jovens, e foi realizado de abril a julho de 2023, com um webinário de lançamento em 5 de julho de 2023.
Saiba maisPESQUISA O FUTURO DO MUNDO DO TRABALHO PARA AS JUVENTUDES BRASILEIRAS
O estudo O futuro do mundo do trabalho para as juventudes brasileiras analisa as tendências atuais e futuras do mercado de trabalho, com foco na inclusão produtiva e social dos jovens. Realizado de setembro de 2022 a março de 2023, financiado por diversas instituições, incluindo a Fundação Arymax, Fundação Itaú para Educação e Cultura, Fundação Roberto Marinho e United Way Brasil. A parceria, executada pelo Instituto Cíclica e Instituto Veredas, culminou no lançamento da pesquisa no Canal Futura em 16 de março de 2023.
Saiba maisREVISÃO, COLETA E ORGANIZAÇÃO DOS INDICADORES ESTRATÉGICOS DA FRM
A revisão, coleta e organização dos indicadores estratégicos da FRM têm como objetivo fornecer subsídios aos gestores por meio de dados que abrangem seis dimensões essenciais. Esses indicadores estratégicos servem como referência para avaliar os projetos da FRM e as dimensões avaliadas são as seguintes:
1. Abrangência: Avalia o alcance relevante das soluções, considerando os objetivos pactuados e o propósito da FRM.
2. Qualidade: Indica o grau de adequação das soluções às necessidades dos educadores e do público final.
3. Articulação: Analisa como as parcerias e articulações com atores relevantes fortalecem institucionalmente a FRM na agenda educacional e de juventude.
4. Efetividade: Mede em que medida as soluções entregam os resultados planejados, contribuindo para as transformações esperadas.
5. Sustentabilidade: Avalia como as soluções contribuem para assegurar a continuidade e sustentabilidade da FRM.
6. Impacto: Reflete a influência das soluções nas transformações desejadas.