LED LABORATÓRIO DE EDUCAÇÃO

APRENDIZ LEGAL

O Programa Aprendiz Legal, apoiado na Lei da Aprendizagem (Lei 10.097/2000), tem como foco a preparação e inserção de jovens no mundo do trabalho. O Programa implementa uma política pública importante para o Brasil e é destinado a pessoas entre 14 e 24 anos, principalmente aquelas em situação de vulnerabilidade social. O propósito é garantir o primeiro emprego, com proteção pela lei trabalhista, e combater a evasão escolar e o trabalho infantil, possibilitando a mobilidade social ao jovem.

Em 2023, o programa Aprendiz Legal expandiu suas parcerias, contando agora com a colaboração de quatro instituições de renome que atuam em cinco estados brasileiros: CIEE/MG, CIEE/RS, CIEE/PE e CIEDS no Rio de Janeiro e São Paulo. Este ano, o programa beneficiou um total de 23 mil aprendizes, além de 338 educadores e 30 analistas pedagógicas, reforçando seu compromisso com a educação e o desenvolvimento profissional dos jovens no país.

  • 23 mil Aprendizes beneficiados
  • 338 Educadores beneficiados
  • 30 Analistas pedagógicas beneficiadas
  • 12 Cursos de qualificação profissional

Pesquisa e avaliação do aprendiz legal

Monitoramento do Programa O monitoramento do Programa Aprendiz Legal tem como objetivo acompanhar e apoiar o desenvolvimento da formação dos educadores e identificar a qualidade e a relevância dos objetos de aprendizagem. A metodologia empregada é quantitativa e qualitativa. O monitoramento do projeto é executado por consultor externo, com base na construção e no acompanhamento da Assessoria de Pesquisa e Avaliação da FRM. Foram monitorados para o desenvolvimento da pesquisa:

  • 202 Instrutores
  • 3 Tutores
  • 8.659 Aprendizes

CONTRIBUIÇÃO DA FORMAÇÃO PARA EDUCADORES

  • 61% dizem que o conteúdo da formação foi muito relevante
  • 64% dizem que a formação contribuiu muito para o trabalho como educador

POTENCIAL DE CONTRIBUIÇÃO PARA O PÚBLICO FINAL

  • 71% dos educadores avaliam que o programa tem alto potencial para promover a inserção dos jovens no mercado de trabalho
  • 76% avaliam que o programa tem alto potencial para reduzir a evasão escolar
  • 77% avaliam que o programa tem alto potencial para reduzir o trabalho informal

QUALIDADE DA FORMAÇÃO PARA O PÚBLICO FINAL

  • 51% de aprendizes dizem desenvolver com frequência nos encontros competências digitais
  • 95% dizem desenvolver nos encontros competências socioemocionais

telecurso

A Metodologia Telessala - Incluir para Transformar, desenvolvida pela Fundação Roberto Marinho, vem consolidando resultados significativos, ao longo de duas décadas, em todo o Brasil, no enfrentamento do desafio da distorção idade-ano escolar, viabilizando a conclusão da escolaridade básica de inúmeros estudantes e promovendo a inclusão, com qualidade, no mundo do trabalho e da cidadania.

TELECURSO CARIOCA I

Prestação de serviço especializado de implementação de correção de fluxo escolar para alunos em defasagem idade-ano, no 6º e 7º anos do ensino fundamental, na rede pública municipal de educação do Rio de Janeiro. O projeto é oferecido pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro gratuitamente, sem exigência de qualquer pagamento ou contribuição dos estudantes.

  • 6.849 Estudantes beneficiados
  • 330 Educadores beneficiados
  • Vigência do contrato de Abril de 2022 a abril de 2024 (24 meses)

TELECURSO HORIZONTES – ESTEIO (RS)

Prestação de serviços especializado de implementação de projeto de correção de fluxo escolar para alunos em defasagem idade-ano, na rede municipal de educação de Esteio (RS).

A transferência da Metodologia Telessala se deu por meio de encontros online via Google Meet. E o momento de acompanhamento pedagógico foi realizado no Módulo 3, mediante visitas presenciais às turmas do Programa.

  • 200 Estudantes beneficiados
  • 17 Educadores beneficiados
  • Duração do projeto: maio de 2022 a maio de 2024 (24 meses)
telecurso

TELECURSO GOIÁS 2023 – APRENDER PARA AVANÇAR

Prestação de serviço especializado em implementação de correção de fluxo escolar para alunos em defasagem idade-ano, na rede estadual de educação de Goiás.

Foram beneficiados 896 estudantes do ensino fundamental, segundo segmento, da rede estadual de ensino de Goiás em situação de distorção idade-ano; 171 professores; e 39 gestores escolares. O projeto é oferecido gratuitamente, sem qualquer pagamento ou contribuição por parte dos estudantes.

  • 896 Estudantes do ensino fundamental beneficiados
  • 171 Professores beneficiados
  • 39 Gestores escolares beneficiados
  • Duração total do projeto: 24 meses (outubro de 2021 a outubro de 2023)

TELECURSO SALVADOR 2023 – PROGRAMA CHEGANDO JUNTO

Prestação de serviço especializado de implementação de projeto de correção de fluxo escolar para alunos para os estudantes em situação de defasagem idade-ano, na rede municipal de educação de Salvador (BA).

Em 2023, foram beneficiados 3.096 estudantes do ensino fundamental da rede municipal de ensino de Salvador em situação de distorção idade-ano. O projeto é oferecido gratuitamente, sem qualquer pagamento ou contribuição por parte dos estudantes.

  • 3.096 Estudantes beneficiados
  • Duração total do projeto: 24 meses (28 de julho de 2021 a 28 de junho de 2023)

PROJETO TRAVESSIA, FASE 13 – TURMAS DE 2022

Prestação de serviço especializado de implementação de projeto de correção de fluxo escolar para alunos em defasagem idade-ano, na rede estadual de educação de Pernambuco.

O projeto ofereceu aos estudantes da rede estadual de Pernambuco do ensino fundamental e ensino médio em situação de distorção idade-ano a oportunidade de concluírem seus estudos no prazo de até 20 meses, com oportunidade também de qualificação profissional certificada, por meio do Projeto Qualifica.

  • 1.103 Estudantes do ensino fundamental beneficiados cadastrados no Sistema de Gestão de Informações Pedagógicas
  • 4.775 Estudantes do ensino fundamental beneficiados cadastrados no Sistema de Gestão de Informações Pedagógicas
  • 3.639 Estudantes concluintes do Qualifica 2023, da Fase 13
  • 2.770 Estudantes concluintes do Qualifica 2023, em etapas anteriores à Fase 13 (2020 e 2021)
  • 160 Educadores formadores (ensino fundamental – anos finais e ensino médio), participantes de cinco turmas de formação remota

TECENDO O SABER – ALFABETIZAÇÃO E FAMÍLIA

Projeto de escolarização básica que formou 50 estudantes do município de Cavalcante (GO) e comunidades quilombolas do entorno, totalizando cinco salas de aula para EJA, utilizando a Metodologia Telessala e materiais didáticos próprios.

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co.liga

A co.liga é uma escola livre, de abrangência nacional e com acesso online, que busca promover a inclusão produtiva das juventudes nos campos da economia criativa, cultura e tecnologia. Realizada pela OEI e pela Fundação Roberto Marinho, estabelece-se como uma plataforma em rede, produzindo e distribuindo conteúdo educacional direcionado à formação, informação e empregabilidade. É um espaço de aprendizados, trocas e convergência, no qual são oferecidos cursos de curta duração nos segmentos de música, artes visuais, design, multimídia, patrimônio e produção cultural, além de mentorias com profissionais, oportunidades de trabalho e programação cultural.

  • 50.195 Estudantes inscritos na rede co.ligadas
  • 36.502 Estudantes matriculados em algum curso da co.liga
  • 9.321 Estudantes certificados em algum curso da co.liga
  • 15.561 Matrículas certificadas (os estudantes podem fazer mais de um curso)
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meu olhar

O projeto Meu Olhar, parceria entre OEI, FRM e SPcine, teve como objetivos oferecer formação gratuita para mil jovens talentos periféricos do estado de São Paulo, em especial pessoas negras e/ou indígenas, mulheres, mães solo e pessoas transgênero, e fomentar a produção de curtasmetragens de 120 desses estudantes, com o apoio de uma bolsa de R$ 3 mil. Ao final da produção dos 120 curtas-metragens, os filmes foram distribuídos pelo Youtube do Canal Futura e passaram por avaliação de júri especializado e júri popular, que selecionaram 24 filmes para exibição nos canais Futura e Globoplay.

  • 1.049 Estudantes inscritos na rede co.ligadas
  • 415 Participaram das aulas síncronas
  • 120 Receberam fomento para produção de curta-metragem
  • 122 Certificados emitidos

co.cria

O co.cria teve como propósito oferecer formação gratuita o campo do Design para jovens de 18 a 29 anos, de modo a esenvolver suas aptidões e criar oportunidades para a geração e renda e inclusão produtiva dos(as) estudantes participantes. projeto foi realizado em parceria com o Instituto Coca-Cola rasil, com patrocínio da The Coca-Cola Foundation.

  • 2.338 Jovens inscritos
  • 1.200 Jovens selecionados
  • 1.428 Certificados emitidos

RECRIAR: TRANSFORMAÇÕES CRIATIVAS SUSTENTÁVEIS

O projeto Recriar: Transformações Criativas Sustentáveis, realizado de março de 2022 a abril de 2023, foi um programa de qualificação técnica para o desenvolvimento de habilidades empreendedoras, com foco na economia criativa das periferias da cidade de São Paulo. A iniciativa é da OEI, com realização da Fundação Roberto Marinho, por meio da co.liga, e Prefeitura da Cidade de São Paulo, por meio da ADE SAMPA, agência ligada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho.

  • 607 Matrículas efetuadas
  • 20 Negócios acelerados no programa de aceleração
  • 48 Empreendedores com as duas formações concluídas
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FÓRUNS E SEMINÁRIOS

FÓRUM A COR DA CULTURA

O projeto A Cor da Cultura (ACDC) é um programa de valorização o patrimônio histórico e cultural afro-brasileiro, lançado em 004. O projeto foi resultado da parceria entre a Fundação oberto Marinho, por meio do Canal Futura, o Centro de nformação e Documentação do Artista Negro (Cidan), o inistério da Educação (MEC), a Fundação Cultural Palmares FCP) e a Secretaria Especial de Políticas de Promoção da gualdade Racial (Seppir), com apoio da TV Globo e patrocínio a Petrobras.

O projeto contou com dois ciclos de renovações (2010 a 2011; e 2012 a 2014) e, em 2023, foi retomado, com a realização de um Fórum de Conteúdo (organizado em três dias, de forma presencial e online), como estratégia de mapeamento, diagnóstico e mobilização, visando a atualização e a ampliação dos conteúdos do projeto, com a inclusão da História e Cultura Indígena.